Browsing Dissertações by Issue Date
Now showing items 1-20 of 436
-
Alianças estratÉgicas em tecnologia : um estudo de caso nas relações universidade/empresa
(1993)Resumo: A presente dissertação apresenta os resultados de uma pesquisa, cujo objetivo básico foi a identificação dos elementos que contribuem para a concretização de alianças estratégicas em tecnologia, no caso particular ... -
Depreciação : uma estratégia para se manter a competitividade
(1994)Abstract: The purpose of this paper is to present a strategic use of depreciation in order to stimulate the renewal of plant assets, with a view to improving competitiveness in national industry. The depreciation methods ... -
Automação comercial e satisfação do consumidor em empresas supermercadistas da região de Curitiba
(1995)Resumo: Esta pesquisa traz algumas conclusões quanto à satisfação do consumidor em supermercados e à relação entre ela e o grau de automação comercial adotado por uma instituição supermercadista. O primeiro resultado ... -
Orientação para o mercado : desenvolvimento de um instrumento de medida aplicavel a hospitais
(1995)Resumo: A orientação para o mercado é um tema que vem despertando grande interesse em todas as áreas ligadas à administração. O objetivo principal deste trabalho é desenvolver um instrumento para medir a orientação para o ... -
Os reflexos da automação sobre o processo produtivo : o caso da indústria de refrigeração Paraná
(1995)Resumo: O presente trabalho tem como objetivo fazer uma análise acerca das consequências da automação sobre o processo produtivo, tomando por base uma unidade fabril em que a organização científica do trabalho foi substituída ... -
Estratégias de uma sociedade anônima brasileira, a partir da equação do crescimento sustentável : um estudo de caso
(1996)Resumo: Buscou-se, inicialmente, confirmar a validade da equação do crescimento sustentável, como instrumento de apoio no planejamento estratégico da empresa. Desdobrou-se a mesma nos seus componentes e verificou-se que ... -
Estratégias nas relações de poder : o caso da Unioeste (1897-1995)
(1996)Resumo: Esta dissertação é um estudo sobre mudança organizacional que descreve as estratégias utilizadas pelos grupos que durante o processo de implantação e reconhecimento da UNIOESTE - Universidade Estadual do Oeste do ... -
O perfil dos usuários de caixas-automáticos em agências bancárias na cidade de Curitiba
(1996)Resumo: O principal objetivo desta pesquisa é identificar o perfil dos usuários de caixas-automáticos , a partir do grau de utilização das principais operações disponíveis nos equipamentos. A pesquisa teve como escopo focar ... -
Critérios de análise de características pessoais utilizados na seleção de gerentes : um estudo de multicaso
(1996)Resumo: Esta dissertação tem como objetivo descrever os critérios utilizados na analise de características pessoais, durante o processo de seleção de candidatos a gerentes. Foram pesquisados os procedimentos de recrutamento ... -
O potencial de implantação do MJIT - manutenção por just in time em industrias de processo de produção continuo no estado do Parana
(1997)Resumo: O objetivo desta pesquisa foi verificar a existência de potencial de implantação de um procedimento de manutenção denominado MJITManutenção por Just In Time em indústrias de processo de produção contínuo do Estado ... -
A cultura organizacional como estratégia de controle administrativo : um estudo comparativo de casos
(1998)Resumo: O objetivo principal desta pesquisa foi estudar o processo de transmissão de valores organizacionais aplicados no controle administrativo de um banco e de uma seguradora, na cidade, de Curitiba, a fim de verificar ... -
Ambientes institucional e técnico e esquemas interpretativos : o caso da Companhia Paranaense de Energia - COPEL
(1998)Resumo: O objetivo desta pesquisa foi avaliar a influência das dimensões ambientais, tanto institucional quanto técnica, na construção dos esquemas interpretativos dos diretores da Companhia Paranaense de Energia (COPEL) ... -
O impacto do TQM em empresas de pequeno porte
(1998)Resumo: O contínuo acirramento da concorrência a nível doméstico e global, a turbulência e a velocidade das mutações nos negócios, tomaram crítica a sobrevivência das organizações, forçando-as a buscar meios para melhorar ... -
O impacto da tecnologia de infomação na configuração estrutural da expoente informatica
(1999)Resumo: A presente pesquisa objetivou analisar a relacao entre a tecnologia de informacao e configuracao estrutural. A tecnologia de informacao foi operacionalizada mediante identificacao e levantamento dos equipamentos, ... -
Praticas de segmentação do mercado nas agencias de viagens e de turismo da cidade de Curitiba : uma abordagem exploratoria
(1999)Resumo: A proposta deste trabalho é explorar um tema pouco discutido pela literatura de marketing de turismo no Brasil. Este estudo tem como objetivo geral identificar os critérios de segmentação de mercado utilizados pelas ... -
Orientação para o mercado em instituições de ensino : proposta de um instrumento de medida aplicável as escolas de ensino fundamental e medio
(2000)Resumo: O objetivo central desta pesquisa é desenvolver um instrumento para medir a orientação para o mercado em instituições de ensino. Este estudo fundamenta-se numa revisão bibliográfica sobre a organização escolar, o ... -
O plano real e o posicionamento estratégico dos bancos com carteira comercial
(2000)Resumo: O objetivo desta pesquisa foi verificar de que forma os esquemas interpretativos dos dirigentes atuaram como mediadores do posicionamento estratégico dos bancos com carteira comercial em face da implementação do ... -
As relações universidade-empresa no processo de capacitação tecnológica de empresas no Estado do Paraná
(2000)Resumo: Este estudo investigou a relação entre o apoio das universidades e a capacitação tecnológica das empresas paranaenses. As modalidades de apoio foram mensuradas quanto à frequência e intensidade de uso. A capacitação ... -
Razões da notoriedade de marca : um estudo exploratório
(2000)Resumo: A lembrança notória de marca, representada pelo "top-of-mind", é o foco central deste estudo, que tem como objetivos principais identificar quais os fatores que estão relacionados com a notoriedade de marca e as ... -
Territorialidade, competição e papeis gerenciais : um estudo de agencias bancarias de Curitiba
(2000)Resumo: A globalização esta provocando acirrada competição por espaços. As organizações são territórios de ocupação, onde os indivíduos lutam pela sobrevivência. A territorialidade pode explicar o comportamento da defesa ...