Navegação Dissertações por título
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O efeito mediador da capacidade de desenvolvimento de novos produtos na relação entre a capacidade de venda pessoal e o desempenho
(2018)Resumo : As pequenas e médias empresas (PMEs) são direcionadas a vendas e têm como objetivo garantir a sua sobrevivência. Assim, elas buscam desenvolver habilidades de vendas pessoal objetivando o resultado financeiro. ... -
O efeito mediador da capacidade de desenvolvimento de novos produtos na relação entre a orientação para a aprendizagem e o desempenho financeiro
(2017)Resumo: O objetivo desta pesquisa é analisar o efeito mediador da capacidade de desenvolvimento de novos produtos na relação entre a orientação para a aprendizagem e o desempenho financeiro. A orientação para aprendizagem ... -
O efeito mediador da capacidade de vendas na relação entre orientação para o mercado e desempenho organizacional
(2017)Resumo: Esta pesquisa teve como objetivo verificar o efeito mediador da capacidade de vendas na relação entre orientação para o mercado e desempenho organizacional. A capacidade de vendas compreende o processo de construção ... -
O efeito mediador da capacidade dinâmica de marketing nas relações entre orientação empreendedora, desempenho organizacional e inovação em serviços
(2016)Resumo: O objetivo deste estudo é verificar o efeito mediador de uma capacidade dinâmica de marketing específica, a capacidade de orientação para o mercado proativa (OMP), na relação entre a orientação empreendedora (OE), ... -
O efeito mediador da comunicação integrada de marketing na relação entre a orientação para o cliente e o desempenho financeiro
(2023)Resumo: As pequenas e médias empresas brasileiras de serviços passaram recentemente por situações muito difíceis do ponto de vista financeiro, pelo fato de os recentes anos de 2020 e 2021 terem sido marcados por fortes ... -
Efeito mediador da comunicação integrada de marketing na relação entre uso de mídia social e desempenho de marketing
(2022)Resumo: A utilização das mídias sociais está cada vez mais presente na vida das pessoas, sendo que para as empresas é uma ferramenta que possibilita estabelecer comunicação e relacionamento entre seus stakeholders. Dessa ... -
O efeito mediador da orientação para o mercado na relação entre a capacidade de network e o desempenho organizacional
(2017)Resumo: As empresas que desenvolvem continuamente a criação de valor não podem mais confiar em sua própria pesquisa e conhecimento e buscam utilizar fontes externas para sustentar o crescimento. Ao mesmo tempo, as pequenas ... -
O efeito mediador do uso de dashboards na relação entre orientação para o mercado e sistema de gestão de marcas
(2020)Resumo: O objetivo deste estudo foi analisar o efeito mediador do uso de dashboards, na relação entre a orientação para o mercado e o sistema de gestão de marcas. Para tal, esta pesquisa quantitativa utilizou-se de dados ... -
Efeitos do globalismo no crescimento econômico dos países menos avançados /
(2005)Orientador: José Henrique de Faria -
Emoções na prática de tomada de decisão estratégica : uma análise no contexto do coronavírus
(2021)Resumo: O processo decisório estratégico tem sido tema central nos estudos organizacionais. Apesar de ser pesquisado sob várias lentes teóricas, o racionalismo ainda é predominante. Estudos anteriores apontam para uma ... -
As emoções vivenciadas por docentes de IES públicas e privadas no contexto da pandemia de covid-19 relacionadas as novas tecnologias de ensino e ao espaço e tempo de trabalho
(2023)Resumo: A presente pesquisa visa compreender as emoções vivenciadas por docentes de Instituições de Ensino Superior públicas e privadas no contexto da pandemia de Covid-19, da passagem para o trabalho remoto até o retorno ... -
Empreendedorismo sustentável sob a ótica dos stakeholders : estudo de casos múltiplos
(2015)Resumo: O dinamismo do mercado, o impacto ambiental e as mudanças sociais ocorridas nas últimas décadas pressionaram as empresas a repensarem suas estratégias a fim de incluírem metas compatíveis com o desenvolvimento ... -
Empresas estabelecidas e startups : um estudo das capacidades relacionais em programas de aceleração corporativa
(2022)Resumo: Programas de aceleração corporativa (PACs) estão em ascensão no mundo todo e representam uma nova forma das empresas estabelecidas tornarem-se mais inovadoras por meio do relacionamento com startups. A natureza ... -
Entre dizer e fazer : um estudo sobre strategizing e organizing face ao hibridismo das organizações do terceiro setor
(2023)Resumo: Essa pesquisa examinou organizações do terceiro setor, considerando seu característico hibridismo organizacional, a partir da compreensão sobre como os praticantes interpretam a estratégia de negócios da organização ... -
Envolvimento, satisfação e lealdade do consumidor : um estudo no varejo de vestuário em Curitiba /
(2006)Orientador : Paulo Henrique Muller Prado -
Escolha de atributos na decisão de investimento segundo as fontes de financiamento à inovação : estudo multicaso dos fundos de seed capital à luz da teoria da irrelevância da estrutura de capital
(2014)Resumo: Apesar das boas oportunidades, investir em inovação implica assumir maior incerteza, pois empresas de base tecnológica, em geral, tem por característica o maior risco técnico e de mercado, dificultando o acesso às ... -
Esquemas interpretativos e estratégias institucionais : estudo de caso em um sistema de cooperativas de crédito
(2010)Resumo: O presente trabalho procurou descrever e analisar as mudanças ocorridas nos esquemas interpretativos predominantes na Cooperativa Central de Crédito do Paraná – Central Sicredi PR durante o período de 1995 a 2008, ... -
Estilos de tomada de decisão : impacto na criatividade e efetividade da implementação da estratégia de marketing e no desempenho organizacional
(2021)Resumo: Apesar de existirem estudos que analisem fatores individuais e o seu impacto nas estratégias de marketing e no desempenho das organizações, pouco se sabe a respeito do estilo de tomada de decisão dos gestores neste ... -
Estrategias de internacionalização de empresas exportadoras do estado do Paraná e o papel de agentes de exportação /
(2007)Orientador : Pedro José Steiner Neto