Navegação Dissertações por título
Itens para a visualização no momento 101-120 of 442
-
Consórcio intermunicipal : estratégias colaborativas e competitivas do CIVARC no Norte Pioneiro do Paraná
(2009)Resumo: Com características adversas e muitas dificuldades na solução de seus problemas e na construção do desenvolvimento, os municípios do Norte Pioneiro do Paraná passaram a se organizar em Consórcios Intermunicipais. ... -
A constituição da identidade do empreendedor em educação sob a perspectiva do interacionismo simbólico
(2015)Resumo: O campo de estudos em empreendedorismo é um campo jovem, com conceitos construídos a partir da contribuição de diferentes áreas tais como a economia, a psicologia e a sociologia. Dada a contribuição que o ... -
A constituição da identidade dos professores de pós-graduação de IES públicas e privadas : um estudo a partir das relações de poder e papéis em organizações
(2015)Resumo: As organizações destacam-se como palco social pelo qual seus atores representam e interpretam seus papéis em dado contexto, uma vez que a dimensão do trabalho ocupa uma função central na vida dos indivíduos. Nesse ... -
A constituição identitária das mulheres militares na Força Aérea Brasileira
(2020)Resumo: As identidades constituem fontes de significados para as pessoas. Caracterizam-se por conter particularidades presentes na cultura, grupo e ambiente em que o indivíduo esteja inserido, principalmente pelos significados ... -
Construção da identidade coletiva na prática do processo estratégico : um estudo na aplicação da metodologia da prospectiva estratégica
(2010)Resumo: O objetivo desta pesquisa é tratar da construção da identidade coletiva na prática do processo estratégico, por meio de um estudo na aplicação da metodologia da prospectiva estratégica, dentro da abordagem da ... -
A Construção da identidade profissional policial-militar orientada pelas lógicas institucionais : um estudo de caso no Estado do Paraná
(2016)Resumo: Esta pesquisa objetiva analisar como as Lógicas Institucionais (IL) orientam a construção da identidade profissional policial-militar, por meio da realização de estudo de caso na Polícia Militar do Paraná (PMPR). ... -
O consumidor como terceiro
(2013-11-27)Resumo: Esta pesquisa trata da transgressão em relacionamento no contexto do consumo, cuja literatura aborda o relacionamento de forma diádica, considerando o transgressor - a empresa -, e a vítima -, o consumidor. Contudo, ... -
Consumo handmade : a relação entre o método de produção artesanal, autenticidade e need for uniqueness
(2022)Resumo: Na contramão da produção em massa e da industrialização, o handmade (feito à mão) nunca foi tão valorizado. Seja pelo consumo consciente, ressignificação de hábitos de consumo, busca por diferenciação, relacionamento ... -
Contexto ambiental e respostas estratégicas : um estudo das estratégias das agęncias de publicidade curitibanas em face da crescente competiçăo do mercado /
(2004)Orientador: Belmiro Valverde Jobim Castor -
Contexto de referência, esquema interpretativo e posicionamento estratégico : um estudo nas empresas produtoras de derivados da mandioca da região de Paranavaí
(2003)Resumo: O presente trabalho foi desenvolvido a partir da concepção das mudanças ambientais que têm ocorrido atualmente e que têm influenciado o desenvolvimento e o crescimento das organizações. Tais mudanças influenciam ... -
Contexto institucional, esquemas interpretativos e posicionamento estratégico de duas cooperativas agrícolas paranaenses : estudo comparativo de casos
(2000)Resumo: O objetivo desta pesquisa foi verificar de que forma os esquemas interpretativos dos dirigentes atuaram como mediadores do posicionamento estratégico de duas cooperativas agrícolas, em face das mudanças no contexto ... -
Contexto, agencia e práticas organizacionais : o caso do Hospital de Clínicas da Universidade Federal do Paraná
(2008)Resumo: Este estudo teve como objetivo verificar a agência envolvida no processo de institucionalização das práticas organizacionais no Hospital de Clínicas da Universidade Federal do Paraná (HC-UFPR), em face das pressões ... -
A contribuição da Agência de Inovação da UFPR no processo de transferência tecnológica entre universidade e empresas
(2015)Resumo: Os Escritórios de Transferência Tecnológica (ETTs) têm desempenhado um papel relevante no Brasil e no mundo, por meio de mecanismos que facilitam a transferência tecnológica entre universidades públicas, privadas, ... -
Contribuiçoes da cooperaçao Universidade - Empresa para a capacitaçao tecnológica de PME's moveleiras
(2005)Resumo: O objetivo central deste trabalho consiste em analisar as contribuições das cooperações entre universidades e empresas na capacitação tecnológica de pequenas e médias indústrias moveleiras do pólo de Arapongas/PR. ... -
Contribuições de gestão estratégica de pessoas na redução das barreiras internas de implementação da orientação para o mercado : um estudo multicasos nas concessionárias do Parque Nacional do Iguaçu.
(2011)Resumo: No constante ambiente competitivo, a OPM – Orientação para o Mercado – vem sendo utilizada de modo consciente por inúmeras empresas como estratégia para conquistar e reter clientes. Outro grupo de empresas utiliza ... -
Contribuições do processo de cooperação interinstitucional para as atividades inovativas das empresas no arranjo produtivo local de tecnologia da informação do Sudoeste do Paraná
(2011)Resumo: O presente estudo teve por objetivo central analisar as contribuições do processo de cooperação interinstitucional para as atividades inovativas das empresas do Arranjo Produtivo Local de Tecnologia da Informação ... -
Controle e sofrimento no trabalho : estudo de caso em uma Organizaçăo de Transporte Coletivo de Curitiba e Regiăo Metropolitana /
(2005)Orientador: José Henrique de Faria