Dissertações
Recent Submissions
-
Mercado de esperança : uma análise da construção da identidade profissional de coaches no Brasil sob a ótica da modernidade líquida
(2020)Resumo: A sociedade líquida moderna possui entre suas principais características a transitoriedade e a instabilidade, as quais ocasionaram mudanças significativas nos relacionamentos interpessoais, nas organizações, assim ... -
Estratégias de uma sociedade anônima brasileira, a partir da equação do crescimento sustentável : um estudo de caso
(1996)Resumo: Buscou-se, inicialmente, confirmar a validade da equação do crescimento sustentável, como instrumento de apoio no planejamento estratégico da empresa. Desdobrou-se a mesma nos seus componentes e verificou-se que ... -
O papel do apelo de maximização e satisfação no comportamento de compra
(2020)Resumo: O mindset de maximização é conceituado a partir de duas características principais, as quais são: 1) obter sempre "o melhor", denominado de maximização e/ou 2) se contentar com opções "boas o suficiente", caracterizado ... -
Born Globals de impacto social : um estudo de caso na organização Soulphia
(2020)Resumo: Essa dissertação teve como objetivo identificar as características distintivas das empresas Born Globals de impacto social em relação às demais Born Globals padrão, através de um estudo de caso. A metodologia ... -
Inovação financiando inovações : estudo da fonte de financiamento initial coin offering
(2020)Resumo: Este estudo aborda as Initial Coin Offering (ICO) como forma de financiamento de projetos inovadores possibilitados após o surgimento da tecnologia do blockchain. O objetivo geral foi identificar os projetos que ... -
Inovação dos modelos de negócios agroecológicos à luz das capacidades dinâmicas
(2020)Resumo: O aumento da atenção aos impactos ambientais do modelo convencional de agricultura resultou em mudanças substanciais nas diferentes dimensões do sistema agrícola, influenciando a trajetória do mercado de alimentos. ... -
O fracasso de startups e a consistência dinâmica de seus modelos de negócios
(2020)Resumo: O objetivo desta pesquisa é identificar como o fracasso de startups está associado à consistência dinâmica de seus modelos de negócios. Startups são empresas iniciais normalmente baseadas em tecnologia, construídas ... -
O efeito mediador do uso de dashboards na relação entre orientação para o mercado e sistema de gestão de marcas
(2020)Resumo: O objetivo deste estudo foi analisar o efeito mediador do uso de dashboards, na relação entre a orientação para o mercado e o sistema de gestão de marcas. Para tal, esta pesquisa quantitativa utilizou-se de dados ... -
Financiamento público à inovação : análise do impacto sobre os resultados da inovação e no desempenho das empresas financiadas com recursos do programa inovacred da FINEP
(2020)Resumo: O objetivo deste estudo foi avaliar como o financiamento público à inovação, na modalidade reembolsável, impacta nos resultados relativos à inovação e no desempenho das empresas financiadas. Para alcançar esse ... -
Sustainable behavior of high and low-income consumers and reputational gains
(2020)Resumo: Pesquisas anteriores mostram que os consumidores de classe baixa se comportam de maneira mais pró-social e são frequentemente percebidos como mais altruístas e virtuosos em comparação com indivíduos de classe alta ... -
Processo de criação de empresas ambientalmente sustentáveis : estudo multicasos no setor de turismo
(2020)Resumo: Apesar de existir um cenário propício à criação de negócios sustentáveis, poucos estudos empíricos foram dedicados a compreender a dinâmica do processo de criação de empresas desta natureza. Neste estudo, tem-se ... -
A constituição identitária das mulheres militares na Força Aérea Brasileira
(2020)Resumo: As identidades constituem fontes de significados para as pessoas. Caracterizam-se por conter particularidades presentes na cultura, grupo e ambiente em que o indivíduo esteja inserido, principalmente pelos significados ... -
Lugar de mulher é... na política : uma contribuição dos estudos organizacionais na dimensão da identidade de mulheres na política brasileira
(2020)Resumo: A atuação de mulheres na política vem sendo cada vez mais discutida não somente no Brasil mas em todo o mundo. Por conta da existência de uma sub-representação e também devido ao fato de o ambiente político ser ... -
Lógicas institucionais e o sensemaking nas práticas organizativas de economia de base tecnológica : o caso de uma fintech
(2020)Resumo: O ambiente de negócios nos tempos atuais se caracteriza pela constante transformação que decorre, sobretudo, do desenvolvimento tecnológico. A tecnologia em uso tem a capacidade de modificar valores e práticas na ... -
Implementação da estratégia de marketing : a influência dos aspectos culturais e comportamentais na busca pela efetividade
(2020)Resumo: A estratégia de marketing como um importante domínio do campo do marketing estratégico continua sendo interesse de pesquisadores que buscam reconhecer, dentre diversos aspectos, qual o estilo de gestão ideal para ... -
O efeito mediador da capacidade de comunicação integrada de marketing na relação entre a orientação para o mercado e o desempenho organizacional
(2019)Resumo: As pequenas e médias organizações inseridas no contexto da hospitalidade brasileira são caracterizadas por enfrentarem concorrência de diferentes frentes. Entre elas, estão as demais organizações do mesmo setor, e ... -
Diversidade humana, redes sociais e misconduct organizacional
(2019)Resumo: O presente estudo analisa as características estruturais de uma rede social, formada por empreiteiras brasileiras, que agiram em formato de cartel e cometeram crimes de corrupção contra a estatal brasileira Petrobrás. ... -
A trajetória dinâmica de acumulação tecnológica : estudo de caso em uma cooperativa agroindustrial no oeste paranaense
(2020)Resumo: A tecnologia vem sendo utilizada para desenvolver papel estratégico nas organizações e pode proporcionar oportunidades para inovação. Entretanto, o processo tecnológico não envolve apenas elementos tangíveis, é ... -
Strategizing : uma análise do papel dos artefatos na construção da legitimidade no fazer da estratégia organizacional
(2020)Resumo: A importância atribuída à perspectiva da estratégia como prática social abriu diversas possibilidades investigativas, sendo uma destas a compreensão dos artefatos para o fazer da estratégia. Os artefatos são ... -
The role of bad online buying experience on consumer webrooming behavior
(2020)Resumo: No mercado de varejo online, as empresas lutam todos os dias, para garantir que seus clientes não tenham experiências ruins enquanto navegam em seus sites. Elas fazem isso para gerar mais engajamento e revenda. Uma ...