Dissertações
Recent Submissions
-
Universidades corporativas e controle social : as faces da habituaçao e da instrumentalizaçao do sujeito trabalhador em uma organizaçao multinacional da área de logística
(2003)Resumo: O presente trabalho tem por objetivo revelar o não-dito do discurso das universidades corporativas, caracterizando-as como uma tecnologia de gestão a serviço da dominação nas organizações, pelo exercício de estratégias ... -
O impacto do processo de CIM em desempenho de marketing moderado pelo uso de dashboards de marketing
(2022)Resumo: Tema central desta pesquisa, a Comunicação Integrada de Marketing (CIM) é entendida como processo organizacional que possibilita um diálogo contínuo, consistente e interativo com os stakeholders. Sob a ótica da ... -
Políticas ambientais e inovaçoes tecnológicas em empresas moveleiras no Paraná : estudo de casos
(2003)Resumo: O presente estudo foi realizado em três empresas moveleiras, localizadas nos municípios de Araruna e Arapongas, no Estado do Paraná e teve como objetivos identificar as políticas ambientais das empresas moveleiras; ... -
Comprometimento e uso do tempo pelo consumidor : o caso da etnia japonesa na regiao de Campo Mourao-Pr
(2003)Resumo: O presente trabalho teve por escopo identificar o modo pelo qual o ciclo de vida, o gênero e a diferenciação genealógica poderiam estar associados ao comprometimento e uso do tempo de consumidores, pertencentes à ... -
Evasao do consumidor de segmentos representativos : uma análise no mercado de Campo Mourao
(2003)Resumo: O estudo procura determinar onde consumidores de classe A e B, da cidade de Campo Mourão adquirem produtos de uma lista selecionada e a imagem que eles fazem do comércio local. O foco da pesquisa é identificar as ... -
Financiamento público à inovação : análise do impacto sobre os resultados da inovação e no desempenho das empresas financiadas com recursos do programa inovacred da FINEP
(2020)Resumo: O objetivo deste estudo foi avaliar como o financiamento público à inovação, na modalidade reembolsável, impacta nos resultados relativos à inovação e no desempenho das empresas financiadas. Para alcançar esse ... -
Uma análise das capacidades dinâmicas na inovação do modelo de negócio em startups de base tecnológica
(2017)Resumo: Este trabalho identificou e analisou como as capacidades dinâmicas propulsionam a inovação no modelo de negócio em startups, por meio de um estudo de casos múltiplos. Foram revisados os constructos teóricos de ... -
O plano real e o posicionamento estratégico dos bancos com carteira comercial
(2000)Resumo: O objetivo desta pesquisa foi verificar de que forma os esquemas interpretativos dos dirigentes atuaram como mediadores do posicionamento estratégico dos bancos com carteira comercial em face da implementação do ... -
Alianças estratégicas em tecnologia : um estudo de caso nas relações universidade/empresa
(1993)Resumo: A presente dissertação apresenta os resultados de uma pesquisa, cujo objetivo básico foi a identificação dos elementos que contribuem para a concretização de alianças estratégicas em tecnologia, no caso particular ... -
Praticas de segmentação do mercado nas agencias de viagens e de turismo da cidade de Curitiba : uma abordagem exploratoria
(1999)Resumo: A proposta deste trabalho é explorar um tema pouco discutido pela literatura de marketing de turismo no Brasil. Este estudo tem como objetivo geral identificar os critérios de segmentação de mercado utilizados pelas ... -
Estratégias, estrutura e resultados em cooperativas de trabalho da regiao metropolitana de Curitiba-Paraná : um estudo comparativo de casos
(2003)Resumo: A presente pesquisa tem por objetivo analisar os modelos e estratégias organizacionais adotados pelas cooperativas de trabalho, quais os atributos e resultados esperados, buscando maior compreensão dessas organizações ... -
Cultura organizacional, dependencias de poder e adaptação ambiental : estudo comparativo de casos na UEM
(1998)Resumo: O objetivo desta pesquisa foi estudar a influência da cultura organizacional e das dependências de poder no tipo de reação de unidades departamentais da Universidade Estadual de Maringá-UEM, no período de 1996 e ... -
Formação ética em administração : silêncio ou desídea? Um estudo das práticas sociais de ensino-aprendizagem à luz da perspectiva bourdieusiana
(2021)Resumo: O organizational wrongdoing, também tratado como má conduta organizacional (organizational misconduct), tem recebido ampla atenção pelas novas formas de mídia, assim como pelos meios mais tradicionais de comunicação ... -
Chopping off the head (coach) : a fresh start of football fans as consumers in face of uncertainty?
(2021)Resumo: No mundo social do futebol, os clubes têm buscado uma tomada de decisão cada vez mais baseada em resultados científicos para melhorar a sua capacidade de financiamento em consonância com o entendimento e conexão ... -
The grass is greener on the other side : consumers' perceptions about anticonsumption practices
(2021)Resumo: Pesquisas sobre o comportamento anticonsumo mostram descobertas opostas sobre as percepções dos consumidores em relação às suas práticas. Embora existam estudos mostrando que o anticonsumo sinaliza status inferior ... -
Transparência nas estratégias opt-in marketing : a influência do cálculo de privacidade e da conveniência na intenção de compra online
(2021)Resumo: A consolidação de formas digitais de consumo em virtude da pandemia de Corona vírus deixou mais evidente as preocupações do consumidor com a privacidade de dados no ambiente digital de consumo. Pressões regulatórias ... -
Perceived innovation in CVC investments : the case of incumbents with subsidiaries in Brazil
(2021)Resumo: A dinâmica do mercado e sua rápida evolução, impulsionada principalmente pela tecnologia, desafiam até as empresas mais tradicionais a mudar. Para evoluir e acompanhar as mudanças do mercado, as empresas buscam ... -
Interações entre orientação para inovação e capacidades de marketing no desenvolvimento de micro, pequenas e médias empresas inovadoras
(2021)Resumo: O objetivo dessa dissertação é entender a relação da orientação para inovação, capacidades arquiteturais de marketing, capacidades especializadas de marketing e desempenho organizacional em empresas com diferentes ... -
Certificação, governança e upgrading em cadeias globais de valor : o caso do setor de papel e celulose
(2021)Resumo: O presente trabalho objetiva compreender como as certificações, consideradas como ferramentas de governança, se relacionam com o upgrading de empresas produtoras de madeira, da Cadeia Global de Valor (CGV) de papel ... -
O papel mediador das capacidades de marketing na relação entre inovatividade e desempenho organizacional
(2021)Resumo: O presente estudo teve como objetivo verificar o papel mediador das capacidades de marketing na relação entre inovatividade e desempenho organizacional em pequenas e médias empresas. Para tanto, foram analisados ...