• Login
    View Item 
    •   DSpace Home
    • BIBLIOTECA DIGITAL: Trabalhos de Especialização
    • Ciências Humanas
    • Filosofia da educação
    • View Item
    •   DSpace Home
    • BIBLIOTECA DIGITAL: Trabalhos de Especialização
    • Ciências Humanas
    • Filosofia da educação
    • View Item
    JavaScript is disabled for your browser. Some features of this site may not work without it.

    A teoria crítica da sociedade e conceito de autonomia intelectual no campo da educação

    Thumbnail
    View/Open
    R - E - LETICIA JENSEN DE OLIVEIRA COSTA.pdf (556.3Kb)
    Date
    2010
    Author
    Costa, Leticia Jensen de Oliveira
    Metadata
    Show full item record
    Subject
    Educação - Filosofia
    Sociologia educacional
    xmlui.dri2xhtml.METS-1.0.item-type
    Monografia Especialização Digital
    Abstract
    Resumo: Este trabalho apresenta algumas considerações acerca do processo de construção da autonomia intelectual. Questionou-se, como o entendimento claro do significado do conceito de autonomia, bem como das possibilidades de uma educação pautada neste entendimento conceitual pode contribuir para a efetivação da conquista deste ideal, que é o de sujeitos emancipados por meio da aquisição do conhecimento. Tem como base os filósofos da Teoria Critica da Sociedade, em especial ao escritos de Theodor Adorno, Max Horkeimer e Herbert Marcuse. Optou por utilizar estes filósofos como referencial teórico, por sua análise crítica e rigorosa da sociedade, da cultura e da educação, bem como da forma que estas assumem na sociedade do capitalismo tardio. Relaciona-se o conceito de autonomia à produção dos teóricos do campo educacional e as normas legais, que regem a educação brasileira. Será apresentado alguns conceitos teóricos do pensamento de Paulo Freire, fazendo uma análise das possibilidades de emancipação na perspectiva deste autor. Este instrumento de reflexão pode representar possibilidades de a conquista da autonomia se constituir como um meio de superação do comportamento heterônomo, instigando o caminho do pensar crítico, que pode representar a resistência.
    URI
    https://hdl.handle.net/1884/38742
    Collections
    • Filosofia da educação [54]

    DSpace software copyright © 2002-2016  DuraSpace
    Contact Us | Send Feedback
    Theme by 
    Atmire NV
     

     

    Browse

    All of DSpaceCommunities & CollectionsBy Issue DateAuthorsTitlesSubjectsxmlui.ArtifactBrowser.Navigation.browse_typeThis CollectionBy Issue DateAuthorsTitlesSubjectsxmlui.ArtifactBrowser.Navigation.browse_type

    My Account

    LoginRegister

    Statistics

    View Usage Statistics

    DSpace software copyright © 2002-2016  DuraSpace
    Contact Us | Send Feedback
    Theme by 
    Atmire NV