Mostrar registro simples

dc.contributor.advisorHoeller, Silvana Cassia, 1989-pt_BR
dc.contributor.authorWaal, Silnea van derpt_BR
dc.contributor.otherUniversidade Federal do Paraná. Setor Litoral. Curso de Especialização em Educação do Campopt_BR
dc.date.accessioned2022-08-29T22:15:37Z
dc.date.available2022-08-29T22:15:37Z
dc.date.issued2011pt_BR
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/1884/38733
dc.descriptionOrientadora: Silvana Cássia Hoellerpt_BR
dc.descriptionMonografia (especialização) - Universidade Federal do Paraná, Setor Litoral, Curso de Especialização em Educação do Campopt_BR
dc.descriptionInclui referênciaspt_BR
dc.description.abstractO presente artigo apresenta uma reflexão sobre as relações sociais constituídas no campo, tendo por base o trabalho desenvolvido como educadora do Programa Projovem Campo Saberes da Terra na localidade de Guamirim distrito de Irati Paraná. O trabalho está dividido em duas partes, na primeira parte é realizada uma discussão teórica sobre as relações sociais, destacando o caso da localidade de Guamirim, onde essas relações se dão através de uma interdependência sociocultural que é específica do campo, ou seja, através de redes de sociabilidade o que proporciona um envolvimento interpessoal, criando laços de afetividade, assim garantindo as tradições culturais, caracterizando a identidade dos sujeitos do campo. Em seguida, faz-se uma reflexão sobre a educação do campo, apontando sua importância enquanto política pública para o desenvolvimento socioeconômico e cultural dos sujeitos e das localidades rurais, promovendo a valorização e a cidadania dos camponeses.pt_BR
dc.format.extent1 recurso online (14 p.) : PDF.pt_BR
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.subjectCamponeses - Aspectos sociaispt_BR
dc.subjectEducação ruralpt_BR
dc.subjectEducação - Política públicapt_BR
dc.titleRelações sociais na formação da identidade do campo : o caso de Guamirim/Irati - Paranápt_BR
dc.typeMonografia Especialização Digitalpt_BR


Arquivos deste item

Thumbnail

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples