Mostrar registro simples

dc.contributor.authorSouza, Valquiria das Graças dept_BR
dc.contributor.otherTiepolo, Elisiani Vitória, 1963-pt_BR
dc.contributor.otherFrankievicz, Mário Sérgiopt_BR
dc.contributor.otherUniversidade Federal do Paraná. Setor Litoral. Curso de Especialização em Educação do Campopt_BR
dc.date.accessioned2021-12-06T18:59:12Z
dc.date.available2021-12-06T18:59:12Z
dc.date.issued2011pt_BR
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/1884/38666
dc.descriptionOrientadora : Elisiani Vitória Tiepolopt_BR
dc.descriptionCoorientador: Mário Sérgio Frankieviczpt_BR
dc.descriptionMonografia (especialização) - Universidade Federal do Paraná, Setor Litoral, Curso de Especialização em Educação do Campopt_BR
dc.descriptionInclui referênciaspt_BR
dc.description.abstractResumo: Com o objetivo de analisar a concepção dos professores de Ciências do ProJovem Campo em relação à educação ambiental no contexto do campo, realizou-se o presente trabalho onde por meio de questionários com perguntas abertas sobre questões relacionadas a abordagem dos conteúdos sobre educação ambiental e a forma como são realizados no Projovem. Responderam ao questionário três professores que atuam no Programa, todos já lecionaram ou lecionam em escolas do campo e já atuam no magistério em média há 19 anos. Os professores abordam o tema educação ambiental contextualizando com a realidade do campo, ou seja, enfatizando temas que despertam o interesse dos educandos em aprender e aplicando os conhecimentos adquiridos em sala-de-aula no seu cotidiano; citam a agricultura como um exemplo de forma de aplicação dos conhecimentos obtidos. A metodologia adotada pelos professores do Projovem diferencia-se da escola regular pelo fato de valorizar os conhecimentos prévios dos educandos. Percebemos, assim, que as concepções dos educadores estão nas propostas do Projovem, pois professores que convivem com os educandos do campo conhecem bem a realidade e o meio de vida desses sujeitospt_BR
dc.format.extent1 arquivo ([13] p.) : PDF.pt_BR
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.languagePortuguêspt_BR
dc.subjectEducação ruralpt_BR
dc.subjectEducação ambientalpt_BR
dc.titleA educação ambiental na concepção dos professores de Ciências do ProJovem Campo Saberes da Terrapt_BR
dc.typeMonografia Especialização Digitalpt_BR


Arquivos deste item

Thumbnail

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples