dc.contributor.advisor | Oliveira, Adriana Lucinda de, 1971- | pt_BR |
dc.contributor.author | Stoski, Maria Manchur | pt_BR |
dc.contributor.other | Universidade Federal do Paraná. Setor Litoral. Curso de Especialização em Educação do Campo | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2022-08-04T19:58:06Z | |
dc.date.available | 2022-08-04T19:58:06Z | |
dc.date.issued | 2011 | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://hdl.handle.net/1884/38660 | |
dc.description | Orientadora: Adriana Lucinda de Oliviera | pt_BR |
dc.description | Monografia (especialização) - Universidade Federal do Paraná, Setor Litoral, Curso de Especialização em Educação do Campo | pt_BR |
dc.description | Inclui referências | pt_BR |
dc.description.abstract | Neste trabalho discutimos a influência e as contribuições da literatura brasileira na formação da identidade do homem do campo. Iniciamos apresentando o curso PROJOVEM CAMPO SABERES DA TERRA bem como as principais dificuldades detectadas. Situamos o ensino tradicional, as pesquisas e discussões que se fizeram necessárias para que a escola pública pudesse acompanhar a modernização dos últimos tempos. Em seguida apresentamos alguns fragmentos de livros de literatura brasileira pré–modernista e modernista utilizados nas aulas.Discutimos o porquê e como se trabalhar com os implícitos nos textos escolhidos, tentando desenvolver a sensibilidade do leitor, procedemos, ainda, análise lingüística, evidenciando a intertextualidade e o dialogismo dos mesmos. Buscamos desenvolver o prazer de ler, e o incentivo à leitura reflexiva, sempre seguidos de síntese de suas reflexões. A preocupação maior neste momento não foi, portanto, com a estrutura e os aspectos gramaticais, mas sim com a reflexão acerca das pistas deixadas pelo autor e seu discurso. | pt_BR |
dc.format.extent | 1 recurso online (16 p.) : PDF. | pt_BR |
dc.format.mimetype | application/pdf | pt_BR |
dc.subject | Incentivo à leitura | pt_BR |
dc.subject | Modernismo (Literatura) - Brasil | pt_BR |
dc.subject | Educação rural | pt_BR |
dc.title | Qual o papel do professor de literatura no resgate da identidade do homem do campo? | pt_BR |
dc.type | Monografia Especialização Digital | pt_BR |