Qual o papel do professor de literatura no resgate da identidade do homem do campo?
Abstract
Neste trabalho discutimos a influência e as contribuições da literatura brasileira na formação da identidade do homem do campo. Iniciamos apresentando o curso PROJOVEM CAMPO SABERES DA TERRA bem como as principais dificuldades detectadas. Situamos o ensino tradicional, as pesquisas e discussões que se fizeram necessárias para que a escola pública pudesse acompanhar a modernização dos últimos tempos. Em seguida apresentamos alguns fragmentos de livros de literatura brasileira pré–modernista e modernista utilizados nas aulas.Discutimos o porquê e como se trabalhar com os implícitos nos textos escolhidos, tentando desenvolver a sensibilidade do leitor, procedemos, ainda, análise lingüística, evidenciando a intertextualidade e o dialogismo dos mesmos. Buscamos desenvolver o prazer de ler, e o incentivo à leitura reflexiva, sempre seguidos de síntese de suas reflexões. A preocupação maior neste momento não foi, portanto, com a estrutura e os aspectos gramaticais, mas sim com a reflexão acerca das pistas deixadas pelo autor e seu discurso.
Collections
- Educação do campo [582]