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dc.contributor.advisorSilva, Milene Zanoni da, 1980-pt_BR
dc.contributor.authorVentura, Carolina Rochelli Policarpopt_BR
dc.contributor.otherUniversidade Federal do Paraná. Setor Litoral. Curso de Especialização em Educação do Campopt_BR
dc.date.accessioned2022-01-07T19:39:35Z
dc.date.available2022-01-07T19:39:35Z
dc.date.issued2022-01-07T16:38:11Zpt_BR
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/1884/38653
dc.descriptionOrientador : Milene Zanoni da Silva Vosgeraupt_BR
dc.descriptionArtigo (especialização) - Universidade Federal do Paraná, Setor Litoral, Curso de Especialização em Educação do Campo. Defesa em: [2011]pt_BR
dc.descriptionInclui referênciaspt_BR
dc.description.abstractResumo: Ao analisar a estrutura educacional brasileira em relação ao campo, suas diferenças sociais, evasão escolar, o analfabetismo e as dificuldades de locomoção até as escolas mais próximas as comunidades afastadas territorialmente, constatei que a exclusão ainda é um fenômeno que cresce e muitas vezes isto ocorre bem mais próximo do que imaginamos. Neste sentido e para compreender melhor esta situação, realizei uma pesquisa de campo onde o local escolhido foi a Ilha do Teixeira, que pertencem ao Município de Paranaguá, que faz divisa com o Município de Antonina, a pesquisa ocorreu no período de outubro de 2010 a março de 2011. Nesse contato percebi que esses ilhéus de fato estão excluídos do processo de continuação do ciclo educacional, pelo fato de não terem uma escola que atenda as séries posteriores ao 4º ano das séries iniciais da educação básica. Então perguntei quais eram suas aspiração em relação ao processo educacional? Sem pensar muito responderam que almejavam uma escola que atende-se a continuidade das séries curriculares posteriores a séries iniciais da educação fundamental, não só para ler e escrever, mas para se profissionalizar a partir de uma formação que não renegue uma cultura para sobrepor outra. Pois a Escola Municipal "Eulália Maria da Silva" na ilha, atende somente as turmas de 1ª a 4ª série e para dar continuidade ao estudo os alunos tem que se deslocar até o Colégio Estadual Moysés Lupion ensino de 1º e 2º graus. Perguntei então o que impede esse deslocamento? Responderam que é passível de vários empecilhos, tanto financeiro em função do combustível utilizado pela embarcação, da necessidade de as crianças terem que ajudar os pais no trabalho diário com a pesca para aumentar a renda familiar, como também o fato de terem que enfrentar logo cedo as peripécias climáticas em função do tempo e das marés.pt_BR
dc.format.extent1 arquivo (15 p.) : PDF.pt_BR
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.languagePortuguêspt_BR
dc.subjectEducação ruralpt_BR
dc.subjectInclusão (Educação)pt_BR
dc.titleA educação do campo na Ilha do Teixeirapt_BR
dc.typeMonografia Especialização Digitalpt_BR


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