dc.contributor.advisor | Oliveira, Suzane de, 1980- | pt_BR |
dc.contributor.author | Silva, Bianca Souza da | pt_BR |
dc.contributor.other | Universidade Federal do Paraná. Setor Litoral. Curso de Especialização em Educação do Campo | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2022-07-12T15:46:29Z | |
dc.date.available | 2022-07-12T15:46:29Z | |
dc.date.issued | 2022-07-12T12:45:32Z | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://hdl.handle.net/1884/38632 | |
dc.description | Orientadora: Suzane de Oliveira | pt_BR |
dc.description | Monografia (especialização) - Universidade Federal do Paraná, Setor Litoral, Curso de Especialização em Educação do Campo | pt_BR |
dc.description | Inclui referências | pt_BR |
dc.description.abstract | Preocupados com a transmissão da cultura do Fandango, e com o intuito de chamar o jovem para que conheça e se aproprie dessa cultura, criaram-se inúmeras formas de repasse do Fandango, entre elas está, o projeto de resgate que está sendo levado para as escolas do litoral do Paraná, tanto da rede Municipal quanto da Estadual. Jovens dançarinos de Fandango repassam para os alunos essa dança que está sendo assimilada pela população parnanguara (pessoa que nasce em Paranaguá). A Secretaria Estadual da Educação, por meio do Festival de Arte da Rede Estudantil-FERA e, em colaboração com a Associação Mandicuera,(associação que nasceu com o sonho de dar visibilidade à cultura caiçara e fornecer auto-sustentabilidade aos artistas populares do litoral paranaense), soma esforços para fazer chegar às escolas da rede pública o Projeto Fandango nas Escolas, que busca aproximar à comunidade escolar de uma das mais fortes manifestações da cultura popular paranaense. A intenção da Secretaria Estadual de Educação do Paraná, é que a tradição fandangueira não caia no esquecimento, por isso, promove-se e estimula-se o contato de professores e estudantes com a música, a poesia, os adereços e os instrumentos musicais do fandango nas oficinas e aulas práticas. Para tanto, o objetivo deste artigo é relatar a trajetória do resgate do Fandango no Município de Paranaguá, e a importância da implementação do projeto de prática do Fandango na Escola Municipal Graciela Almada Diaz, situada na Ilha dos Valadares no referido município. Festas caiçaras com grupos de Fandango, alguns compostos por jovens e crianças, têm sido comemoradas em vários municípios litorâneos contribuindo assim para reafirmar a auto-estima e a identidade caiçara e também, para preservar o fandango - uma jóia no tesouro imensurável da cultura do litoral paranaense. Dessa forma,o objetivo do presente artigo,é relatar a experiência de resgate do Fandango na Faculdade Estadual de Filosofia Ciências e Letras de Paranaguá através de oficinas na qual os alunos do curso de História participaram ativamente com os mestres do Fandango e posteriormente também com oficinas através do Projeto Fera da Rede Estadual de Ensino. | pt_BR |
dc.format.extent | 1 recurso online (13 p.) : PDF. | pt_BR |
dc.format.mimetype | application/pdf | pt_BR |
dc.subject | Cultura popular - Paraná | pt_BR |
dc.subject | Fandango (Dança) - Paraná | pt_BR |
dc.subject | Festas folclóricas - Paraná | pt_BR |
dc.subject | Identidade Cultural - Paraná | pt_BR |
dc.subject | Música - Valadares, Ilha dos (PR) | pt_BR |
dc.title | O resgate do histórico e das formas de atuação do Fandango no litoral do Paraná : uma análise da história cultural | pt_BR |
dc.type | Monografia Especialização Digital | pt_BR |