Mostrar registro simples

dc.contributor.advisorAlano, Elsi do Rocio Cardoso, 1966-pt_BR
dc.contributor.authorRuthes, Mirnapt_BR
dc.contributor.otherUniversidade Federal do Paraná. Setor Litoral. Curso de Especialização em Educação do Campopt_BR
dc.date.accessioned2022-09-06T20:20:47Z
dc.date.available2022-09-06T20:20:47Z
dc.date.issued2011pt_BR
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/1884/38627
dc.descriptionOrientadora: Elsi do Rocio Cardoso Alanopt_BR
dc.descriptionMonografia (especialização) - Universidade Federal do Paraná, Setor Litoral, Curso de Especialização em Educação do Campopt_BR
dc.descriptionInclui referênciaspt_BR
dc.description.abstractUm dos grandes desafios no ensino da Língua Portuguesa na educação do campo é o trabalho com a gramática. Encontramos professores se questionando de que maneira e o que deve ser ensinado? Que enigma é esse que os próprios professores não conseguem desvendar? Por que a gramática é vista pelos alunos do campo como algo inacessível? Pretendemos demonstrar neste trabalho, por meio de teoria e prática, que os conteúdos gramaticais podem ser ensinados de um jeito relevante, significativo na educação do campo, concedendo privilégio a reflexão sobre a língua, diferente do que se tem visto nas escolas regulares, que os "ensina" através de exercícios isolados, repetitivos e cansativos, cujo único fim é o reconhecimento e a memorização da terminologia, causando o desinteresse pela aprendizagem da sua língua materna. Neste artigo, apresentaremos algumas atividades de análise lingüística para a turma de Projovem do município de Porto Barreiro. Desejamos com isto, favorecer situações nas quais os alunos tenham oportunidade de pensar sobre os fatos da língua, bem como sobre os textos que lêem e escrevem, em conformidade com os Parâmetros Curriculares Nacionais (PCNS) e as Diretrizes da Rede Pública de Educação Básica do Estado do Paraná (DCES), fazendo com que estas situações sejam interessantes, para isso os textos serão escolhidos a partir da realidade dos alunos. Para tanto, serão abordados, por meio de pesquisa bibliográfica, alguns tópicos importantes sobre o tema, tais como as concepções de linguagem, uma vez que acreditamos que é a partir delas que o professor estrutura seu trabalho em sala de aula. Também será abordado o tópico educação do campo e língua portuguesa.pt_BR
dc.format.extent1 recurso online (19 p.) : PDF.pt_BR
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.subjectGramatica - Estudo e ensino (Primeiro grau)pt_BR
dc.subjectLingua portuguesa - Linguisticapt_BR
dc.subjectEducação ruralpt_BR
dc.titleUma proposta para o ensino da gramática na educação do campopt_BR
dc.typeMonografia Especialização Digitalpt_BR


Arquivos deste item

Thumbnail

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples