dc.contributor.advisor | Alano, Elsi do Rocio Cardoso, 1966- | pt_BR |
dc.contributor.author | Ruthes, Mirna | pt_BR |
dc.contributor.other | Universidade Federal do Paraná. Setor Litoral. Curso de Especialização em Educação do Campo | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2022-09-06T20:20:47Z | |
dc.date.available | 2022-09-06T20:20:47Z | |
dc.date.issued | 2011 | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://hdl.handle.net/1884/38627 | |
dc.description | Orientadora: Elsi do Rocio Cardoso Alano | pt_BR |
dc.description | Monografia (especialização) - Universidade Federal do Paraná, Setor Litoral, Curso de Especialização em Educação do Campo | pt_BR |
dc.description | Inclui referências | pt_BR |
dc.description.abstract | Um dos grandes desafios no ensino da Língua Portuguesa na educação do campo é o trabalho com a gramática. Encontramos professores se questionando de que maneira e o que deve ser ensinado? Que enigma é esse que os próprios professores não conseguem desvendar? Por que a gramática é vista pelos alunos do campo como algo inacessível? Pretendemos demonstrar neste trabalho, por meio de teoria e prática, que os conteúdos gramaticais podem ser ensinados de um jeito relevante, significativo na educação do campo, concedendo privilégio a reflexão sobre a língua, diferente do que se tem visto nas escolas regulares, que os "ensina" através de exercícios isolados, repetitivos e cansativos, cujo único fim é o reconhecimento e a memorização da terminologia, causando o desinteresse pela aprendizagem da sua língua materna. Neste artigo, apresentaremos algumas atividades de análise lingüística para a turma de Projovem do município de Porto Barreiro. Desejamos com isto, favorecer situações nas quais os alunos tenham oportunidade de pensar sobre os fatos da língua, bem como sobre os textos que lêem e escrevem, em conformidade com os Parâmetros Curriculares Nacionais (PCNS) e as Diretrizes da Rede Pública de Educação Básica do Estado do Paraná (DCES), fazendo com que estas situações sejam interessantes, para isso os textos serão escolhidos a partir da realidade dos alunos. Para tanto, serão abordados, por meio de pesquisa bibliográfica, alguns tópicos importantes sobre o tema, tais como as concepções de linguagem, uma vez que acreditamos que é a partir delas que o professor estrutura seu trabalho em sala de aula. Também será abordado o tópico educação do campo e língua portuguesa. | pt_BR |
dc.format.extent | 1 recurso online (19 p.) : PDF. | pt_BR |
dc.format.mimetype | application/pdf | pt_BR |
dc.subject | Gramatica - Estudo e ensino (Primeiro grau) | pt_BR |
dc.subject | Lingua portuguesa - Linguistica | pt_BR |
dc.subject | Educação rural | pt_BR |
dc.title | Uma proposta para o ensino da gramática na educação do campo | pt_BR |
dc.type | Monografia Especialização Digital | pt_BR |