dc.contributor.advisor | Murata, Afonso Takao, 1969- | pt_BR |
dc.contributor.author | Reis, Rosini Mendes | pt_BR |
dc.contributor.other | Universidade Federal do Paraná. Setor Litoral. Curso de Especialização em Educação do Campo | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2022-01-07T18:19:24Z | |
dc.date.available | 2022-01-07T18:19:24Z | |
dc.date.issued | 2022-01-07T15:17:59Z | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://hdl.handle.net/1884/38610 | |
dc.description | Orientador : Afonso Takao Murata | pt_BR |
dc.description | Artigo apresentado como Trabalho de Conclusão de Curso | pt_BR |
dc.description | Artigo (especialização) - Universidade Federal do Paraná, Setor Litoral, Curso de Especialização em Educação do Campo. Defesa em: [201-] | pt_BR |
dc.description | Inclui referências | pt_BR |
dc.description.abstract | Resumo: Este artigo foi elaborado a partir de pesquisas realizadas com alunos do Colégio Estadual Agrícola de Umuarama e moradores do "Assentamento Nossa Senhora de Aparecida São Luis", localizado no município de Mariluz, Paraná. O objetivo do trabalho foi analisar a construção do conhecimento histórico dos alunos através de diversas fontes interpretativas. A partir da integração social posta pelos Parâmetros Curriculares Nacionais contidos na Nova LDB texto da lei nº. 9.394/96; artigo 28 que estabelece: "a oferta da educação básica para população rural deve ser adaptada, adequada às particularidades da vida rural de cada região (com ações diferenciadas no que tange a metodologia, avaliação e calendário)". Ao final das ações o projeto espera obter como resultado o despertar da consciência dos atendidos, no sentido de reconhecer-se como sujeito social e de pertencimento, procurando Incentivar a construção de relações baseadas no respeito a partir da valorização do homem do campo. | pt_BR |
dc.format.extent | 1 arquivo (15 p.) : PDF. | pt_BR |
dc.format.mimetype | application/pdf | pt_BR |
dc.language | Português | pt_BR |
dc.subject | Educação rural | pt_BR |
dc.subject | Práticas pedagógicas | pt_BR |
dc.subject | Transformaçao social - Brasil | pt_BR |
dc.title | A educação do campo como ferramenta de transformação social da prática pedagógica | pt_BR |
dc.type | Monografia Especialização Digital | pt_BR |