Gênero textual como ferramenta para a interdisciplinaridade na educação do campo
Abstract
A partir da década de 80, com a disseminação dos textos de Bakhtin (1979), iniciam-se as discussões a respeito dos gêneros discursivos. Surgem, então, várias linhas de pesquisa sobre o assunto. No bojo dessas teorias, destacamos a contribuição da escola de Genebra, com os trabalhos de Dolz e Schneuwly (2004), e posteriormente, partilhando dessas ideias, Cristovão (2006) e Machado (2006) didatizam os saberes a respeito dos gêneros que aqui, são chamados de gêneros textuais. Verificamos que muitos estudos já foram realizados sobre gêneros textuais a partir da contribuição dos autores citados, porém, o seu uso como ferramenta para o trabalho interdisciplinar na educação do campo, não mereceu maiores registros, por isso, nos dedicaremos ao estudo dos gêneros textuais abarcando as peculiaridades da educação do campo, pois o trabalho com os gêneros textuais pode propiciar uma educação voltada para as necessidades locais da região onde o professor trabalha, os mesmos também são passíveis de uma gama bastante variada de estratégias para a aplicação entre as disciplinas. Para isso, apresentaremos um relato de experiência a partir de uma sequência didática com o gênero textual "propaganda". Nosso trabalho, então, será auxiliar por meio dos gêneros textuais o trabalho interdisciplinar na educação do campo.
Collections
- Educação do campo [582]