Mostrar registro simples

dc.contributor.advisorPacheco, Vicente, 1952-pt_BR
dc.contributor.authorNeves, Maria do Carmopt_BR
dc.contributor.otherUniversidade Federal do Paraná. Setor de Ciências Sociais Aplicadas. Curso de Especialização em Contabilidade e Finançaspt_BR
dc.date.accessioned2021-07-22T16:00:30Z
dc.date.available2021-07-22T16:00:30Z
dc.date.issued2011pt_BR
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/1884/38567
dc.descriptionOrientador : Vicente Pachecopt_BR
dc.descriptionMonografia (especialização) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Ciências Sociais Aplicadas. Curso de Especialização em Contabilidade e Finançaspt_BR
dc.descriptionInclui referênciaspt_BR
dc.description.abstractResumo : O tema proposto tem por finalidade demonstrar a importância na avaliação da controladoria, verificando como esta ferramenta pode contribuir para a tomada de decisões gerenciais nas empresas franqueadas do setor de vestuários, instaladas em shopping centers na cidade de Curitiba-Pr. Desta forma, verifica-se a importância da utilização de soluções e sistemas isolados, isto é, independentes de gestão por um grupo mais distante da unidade de negócio, podendo dificultar a comunicação e a fluência de dados, bem como as informações entre os elementos de uma rede de franquias, essenciais para a estrutura de uma boa gestão. Entende-se que a controladoria pode ser utilizada como ferramenta de controle e, desta forma, o Controller intervém no planejamento das informações gerenciais. Sendo assim, demonstra-se que os principais instrumentos utilizados, viabilizam o desenvolvimento empresarial e maximizam as possibilidades de atingir os resultados esperados para manter a sua sobrevivência no mercado de atuação. A metodologia foi aplicada por meio de pesquisa em fontes bibliográficas, abordada em livros, revistas e artigos eletrônicos que retratam sobre o tema proposto. Foram aplicados questionários para uma amostra de 5 empresas franqueadas do setor de vestuário, buscando-se avaliar a importância do conhecimento e utilização da controladoria como ferramenta para melhor controle gerencial e tomada de decisões. Por meio da pesquisa de campo, foi possível identificar como resultado que, a implementação da controladoria e do profissional da área, é possível otimizar as informações gerenciais contribuindo para um melhor controle e planejamento de ações estratégicas em busca de resultados e tomada de decisões.pt_BR
dc.format.extent1 arquivo ( 110 p.) : grafs., tabs.pt_BR
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.languagePortuguêspt_BR
dc.subjectControladoriapt_BR
dc.subjectProcesso decisóriopt_BR
dc.subjectFranquias (Comercio varejista)pt_BR
dc.subjectVestuário - Comérciopt_BR
dc.titleA controladoria como ferramenta gerencial nas empresas franqueadas do setor vestuário em shopping centerspt_BR
dc.typeMonografia Especialização Digitalpt_BR


Arquivos deste item

Thumbnail

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples