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dc.contributor.advisorGernet, Marcos de Vasconcellospt_BR
dc.contributor.authorMelo, Charlotte France Rieger Neves de Coutopt_BR
dc.contributor.otherUniversidade Federal do Paraná. Setor Litoral. Curso de Especialização em Questão Social Pela Perspectiva Interdisciplinarpt_BR
dc.date.accessioned2021-12-23T19:52:52Z
dc.date.available2021-12-23T19:52:52Z
dc.date.issued2011pt_BR
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/1884/38539
dc.descriptionOrientador : Prof. Marcos de Vasconcellos Gernetpt_BR
dc.descriptionArtigo apresentado como Trabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.descriptionArtigo (especialização) - Universidade Federal do Paraná, Setor Litoral, Curso de Especialização em Questão Social pela Perspectiva Interdisciplinar. Defesa em: 2011.pt_BR
dc.descriptionInclui referênciaspt_BR
dc.description.abstractResumo: A abertura de determinados acessos e a possibilidade de deslocamento configurou a ocupação do litoral do Paraná, determinando os arranjos socioeconômicos da região. O município de Guaratuba, situado no litoral do Paraná, devido as suas características geográficas apresenta limitações: o acesso mais rápido aos demais municípios do litoral está condicionado ao uso de transporte marítimo para a travessia de sua baía. Embora especule-se a construção de uma ponte, pouco se sabe sobre o assunto. Tão pouco, tem-se conhecimento das conseqüências que esse empreendimento pode trazer à localidade. Sendo assim, o objetivo desse trabalho foi identificar os possíveis impactos socioambientais do atual sistema de travessia e de uma possível ponte, bem como saber a opinião dos usuários sobre aspectos ligados aos dois sistemas. Através de questionários abertos, aplicados a três grupos de entrevistados, foram elaborados gráficos e tabelas para a comparação dos dados obtidos. Concluiu-se que o transporte marítimo tem forte ligação com o turismo, devido às belezas cênicas do local, mas dificulta o deslocamento, por causa do tempo gasto durante a travessia. Além disso, gera impacto ao ambiente, pois há o lançamento de efluentes no mar. Relativo à ponte, a facilidade de acesso seria um ponto positivo, porém haveria o aumento do fluxo de veículos, e o desmatamento dos morros durante o período de construção do empreendimento. Há a preferência dos usuários pela ponte, porém não há o consenso de opiniões sobre a cobrança de pedágio. Verifica-se também a necessidade de maiores estudos técnicos sobre a questão.pt_BR
dc.format.extent1 arquivo ([31] p.) : PDF.pt_BR
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.languagePortuguêspt_BR
dc.subjectTransporte maritimo - Brasilpt_BR
dc.subjectPontes de concreto - Projetos e construçãopt_BR
dc.subjectDeslocamento residência-trabalhopt_BR
dc.titleA questão socioambiental da travessia da baía de Guaratuba : a ponte, um estudo de casopt_BR
dc.typeMonografia Especialização Digitalpt_BR


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