O curriculo da escola do campo : uma prática de repensar a realidade
Resumo
Resumo: Este estudo se propõe a analisar as representações a cerca do currículo, dos professores e equipes pedagógicas que atuam nas escolas do campo. O mesmo pontua elementos que fomenta o debate sobre o currículo na Educação do Campo. Para tanto tomamos como referência de análise a pesquisa qualitativa, fundamentada em referencial teórico metodológico que contempla as políticas e ações para a Educação do Campo ao longo da história da educação no Brasil. Esta pesquisa desenvolveu-se através de entrevistas com educadores e educadoras das escolas localizadas na área rural do Núcleo Regional de Educação de Ivaiporã, a partir de suas vivencias quanto ao currículo da escola do campo. Para compreender as representações sociais dos professores, utilizamos um questionário com perguntas abertas. Os primeiros dados desse estudo apontam, para a necessidade de repensar o currículo padronizado e elitista existente hoje e proposto para as escolas urbanas, que é reproduzido pelas escolas do campo sem preocupação com os interesses, cultura, conhecimentos e necessidades dos alunos das escolas do campo
Collections
- Educação do campo [600]