O pedagogo na educação do campo : algumas considerações sobre a educação em Paranaguá
Abstract
A Educação Brasileira atualmente tem apresentado muitos desafios na sua prática a todos os envolvidos na área educacional. A educação do campo necessita de profissionais que se envolvam com o fazer educativo e aproxime as famílias nesta jornada, sendo o maior desafio combater a evasão escolar. O presente artigo baseia-se em aspectos teóricos sobre a função do pedagogo no processo ensino-aprendizagem. O seu desafio é enfrentar as dificuldades sociais e educativas, criando oportunidades educacionais que favoreçam o envolvimento familiar e social do educando na Educação do Campo, transformando dificuldade em compromisso. Esta pesquisa foi realizada no mês de abril com as pedagogas da Educação do Campo da Secretaria de Educação do Município de Paranaguá onde se faz uma análise sobre a importância do pedagogo nas escolas rurais (ilhas e colônias). Nas quinze escolas da Educação do Campo no Ensino Fundamental do 1.º ao 5.º ano e 4.ª séries possuem classes multisseriadas em um total de 170 alunos nas ilhas e 155 alunos nas colônias. Com foco na pesquisa, faz-se uma reflexão sobre a necessidade do pedagogo como uma função primordial dentro da escola para auxiliar no processo ensino-aprendizagem.
Collections
- Educação do campo [600]