A importância de ensinar e aprender no cotidiano dos educandos e educadores da educação do e no campo
Abstract
O presente trabalho foi elaborado por meio de uma revisão da literatura e tem como objetivo buscar e oferecer conhecimentos acerca do desenvolvimento de como se dão as práticas pedagógicas dos professores da Educação do Campo e a mobilização dos saberes docentes, que efetivamente contribua na formação de cidadãos atuantes e críticos, numa sociedade em constantes transformações e para tal buscou-se ainda conhecimentos para ensinar, os quais, os autores elevam para os saberes pedagógicos, os didáticos e os da cultura que se encontram numa verdadeira arte de ensinar e aprender para o público envolvido. Consta também neste trabalho o relato de entrevista de um camponês do município de Goioerê Paraná feita pelos educandos da 4ª série da Escola Municipal Monteiro Lobato sob a minha regência. Haja vista que as boas práticas pedagógicas acontecem quando educadores, profissionais e educandos envolvidos participam ativamente com propostas no coletivo, e demandando-as democraticamente nas instâncias adequadas, para que o cidadão, as comunidades, as escolas e os profissionais da educação envolvidos e aparelhados com reflexões, fundamentos teóricos, experiências e práticas que contribuam para uma educação mais completa para o público no e do campo.
Collections
- Educação do campo [582]