Mostrar registro simples

dc.contributor.authorSouza, Joseli Delgado Paschoal dept_BR
dc.contributor.otherTrojan, Rose Meri, 1951-pt_BR
dc.contributor.otherUniversidade Federal do Paraná. Setor de Educação. Curso de Especialização em Organização do Trabalho Pedagógico.pt_BR
dc.date.accessioned2020-01-24T19:42:11Z
dc.date.available2020-01-24T19:42:11Z
dc.date.issued2011pt_BR
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/1884/38417
dc.descriptionOrientadora : Rose Meri Trojanpt_BR
dc.descriptionMonografia (especialização) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Educação, Curso de Especialização em Organização do Trabalho Pedagógicopt_BR
dc.descriptionInclui referênciaspt_BR
dc.description.abstractResumo : Esta pesquisa aborda as Diretrizes Curriculares Nacionais (DCN) do Curso de Pedagogia, no que se refere à formação do pedagogo que irá atuar nas séries iniciais do Ensino Fundamental, discutindo em que medida a mesma proporciona condições para uma formação qualitativa. No que se refere ao aporte teóricometodológico optou-se pela análise documental articulada com estudos bibliográficos sobre a temática. O método de análise está pautado no materialismo histórico-dialético pelo qual se busca compreender a realidade como síntese de múltiplas determinações construídas na história. Como resultado esta pesquisa revelou que as mudanças na formação docente foram pouco expressivas, vez que priorizou atender as demandas de uma sociedade capitalista e produtivista, cujo objetivo é continuar formando mão-de-obra para o mercado, porém, na atualidade, um mercado mais exigente e especializado. O estudo buscou compreender a relação entre a concepção de formação proposta no documento analisado com a defesa da Escola Pública socialmente comprometida com as classes populares com a Educação Popular. Apesar de a educação em geral ser prioridade, as reformas educacionais voltadas à formação do professor, permanecem aquém daquilo que seria necessário transformar para que, realmente, houvesse um avanço na educação, pois um professor bem formado se constitui na mola propulsora para a construção de um país sob novas bases.pt_BR
dc.format.extent88 p.pt_BR
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.subjectEducação de basept_BR
dc.subjectPedagogospt_BR
dc.titleSobre a formação docente proposta nas Diretrizes Curriculares Nacionais do Curso de Pedagogia e sua relação com a educação popularpt_BR
dc.typeMonografia Especialização Digitalpt_BR


Arquivos deste item

Thumbnail

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples