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dc.contributor.advisorTesser, Gelson João, 1955-pt_BR
dc.contributor.authorSoczek, Danielpt_BR
dc.contributor.otherUniversidade Federal do Paraná. Setor de Educação. Curso de Especializaçao em Filosofia da Educaçãopt_BR
dc.date.accessioned2019-11-12T13:39:28Z
dc.date.available2019-11-12T13:39:28Z
dc.date.issued2011pt_BR
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/1884/38415
dc.descriptionOrientador : Gelson Tesserpt_BR
dc.descriptionMonografia (especialização) - Universidade Federal do Paraná, Setor de educação, Curso de Especialização em Filosofia da Educaçãopt_BR
dc.descriptionInclui referênciaspt_BR
dc.description.abstractResumo: O objetivo deste estudo Ø apresentar aproximaies reflexivas que visem uma possvel sistematizaªo do conceito de vontade como forma de pensar os limites e possibilidades do processo educacional sob esta tica volitiva da aªo no que incide, principalmente, disciplina de Filosofia e seu ensino. A pergunta norteadora desta monografia Ø: como seria possvel despertar o interesse de alunos de ensino mØdio para o estudo da Filosofia? As reflexies aqui sistematizadas estªo centradas na crtica ao conceito de vontade no pensamento de Rousseau e Habermas e apontam para a possibilidade de viabilizar o exerccio da autenticidade poltica como espao da experimentaªo, criaªo e destruiªo de possibilidades de existŒncia no mundo considerando uma revisªo do papel da Escola pela construªo de uma prÆxis pedaggica otimista, que resgate o papel da vontade na constituiªo do mundo. As sistematizaies aqui esboadas apontam que o engajamento intersubjetivo a realizaªo da vontade - projeta o indivduo da imobilidade para a aªo fazendo com que, coletivamente, realize o que poderia ser chamado aqui de interesse pœblico. Este texto tem como preocupaªo trazer para o campo da discussªo terica uma perspectiva de pensar a aªo social que se efetiva pela vontade de participar para, efetivamente, contribuir para uma reflexªo dos processos de participaªo social que resultam na ampliaªo e consolidaªo do paradigma democrÆtico como pressuposto de uma prÆtica educacional. Decorre da a apresentaªo de algumas afirmaies hipotØticas que visam uma exposiªo a respeito do conceito de vontade como mola propulsora da aªo. O texto conclui destacando a importncia da reflexªo sobre o conceito de vontade como forma de pensar os limites e possibilidades do processo de emancipaªo social enquanto desenvolvimento da sociedade sob a tica volitiva no que tange, principalmente, a ideia de exerccio pleno da cidadania enquanto afirmaªo dessa vontade.pt_BR
dc.format.extent65 f.pt_BR
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.subjectEducação - Filosofiapt_BR
dc.titleReflexões sobre o conceito de vontade e o ensino de filosofiapt_BR
dc.typeMonografia Especialização Digitalpt_BR


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