dc.description.abstract | Segundo o pedagogo e Mestre em Educação, Oscar Ferreira Barros (S/D), as escolas multisseriadas são mais numerosas no campo e em geral as comunidades rurais não possuem um numero de alunos suficientes para formar uma turma para cada série (PORTAL DO PROFESSOR- MEC). Em meio a essa realidade, surgiu um interesse em abordar o assunto, pois se estima que existam dificuldades para o educador do campo trabalhar com classes multisseriadas, em que um único professor atende alunos de diferentes idades em uma mesma turma. Essa é uma marca registrada na educação rural brasileira (REVISTA EDUCAÇÃO, ed. 163), realidade complexa, o que requer a aplicação de uma metodologia mais minuciosa e condizente a realidade de vida do educando. O campo ou meio rural por sua vez possui uma realidade diferente da que existe na cidade, e se faz necessário que os conteúdos programáticos aplicados na escola do campo sejam condizentes a essa realidade, tendo uma relação direta com o cotidiano daquela região. Isso implica em um desafio para o educador, uma vez que se exige consciência do seu papel de mediador na sociedade, mostrando a importância do homem do campo na contribuição para a transformação da realidade social. Portanto, em meio a esses fatores, o trabalho elaborado pretende ressaltar as dificuldades que existem em trabalhar com classes multisseriadas, uma realidade da Educação do Campo. Para o desenvolvimento da pesquisa, a mesma foi realizada na Escola Municipal do Campo "José Chemure", localizada no Estado do Paraná, na Colônia Maria Luiza, próximo ao município de Paranaguá. Este trabalho traz como resultado, consideradas dificuldades encontradas na escola, principalmente no que se refere à falta de apoio pedagógico ao professor e a ausência de hora atividade, que dificulta ainda mais o seu trabalho. | pt_BR |