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    A cultura do educador nos primeiros escritos de Friedrich Nietzsche

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    R - E - IVANILDO LUIZ MONTEIRO RODRIGUES DOS SANTOS.pdf (379.3Kb)
    Date
    2011
    Author
    Santos, Ivanildo Luiz Monteiro Rodrigues dos
    Metadata
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    Subject
    Educação - Filosofia
    Filosofia alemã
    xmlui.dri2xhtml.METS-1.0.item-type
    Monografia Especialização Digital
    Abstract
    Resumo: Por meio de uma análise crítica à cultura de seu tempo, Friedrich Nietzsche (18661900) se propõe em seus primeiros escritos encontrar a resposta a sua indagação, a saber: como formar o homem intelectual e moralmente, de modo que este homem represente a excelência (virtude) de um processo formativo? Por meio de Nietzsche, que tem por ideal de cultura, uma concepção divergente e inovadora diante do ideário cultural de seu tempo (séc. XIX) – tomando sempre aquilo que seus contemporâneos chamam de cultura, com o entendimento de pseudocultura, ou "barbárie" – buscar-se expor aqui, um alicerce teórico de análise para servir de base à crítica da cultura educacional no século hodierno. No léxico da crítica nietzscheana, surge como ideal de educação o conceito de gênio – o ideal de homem formado – representando o ápice do aperfeiçoamento intelectual do homem a ser formado; aquele homem que em seu querer moral supera o limite da moralidade vigente que compõe a cultura de cada época. Cultura, que para Nietzsche, poderia ser toda a ela resumida sob a égide do egoísmo, principal patrocinador e agente na formação do homem naquela sociedade alemã do séc. XIX. Sob estas condições, o gênio e santo são novos patamares representando um ideal de homem a ser cultivado por um processo de formação. A apresentação que aqui se destina expor é a concepção nietzscheana de genialidade, oriunda de um conhecimento trágico natural presente na obra da Consideração Intempestiva III: Schopenhauer educador. Procurar-se-á por meio da metodologia genealógica (propriamente nietzscheana) conceber quais aspectos da cultura recente do século XXI estão presentes no sistema educacional e são passivos de críticas e de por isso podem ser mudados ou subtraídos do padrão cultural, se entendido como desnecessários. Objetiva-se com isso, entender e aplicar à realidade de hoje as concepções que possam formar homens educados, de modo que estes possam cultivar outras gerações mais de educadores.
    URI
    https://hdl.handle.net/1884/38395
    Collections
    • Filosofia da educação [63]

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