Produção cênica : sentidos da formação universitária por olhares discentes na rede social Facebook
Abstract
Resumo: Essa pesquisa tem como objetivo geral apontar perspectivas sobre os sentidos do curso de Tecnologia em Produção Cênica da Universidade Federal do Paraná, atribuídos pelos seus discentes na rede social Facebook. Os objetivos específicos são: analisar criticamente a Produção Cênica na esfera cultural e discutir a formação do profissional Produtor Cênico na esfera universitária, tecendo diálogos com as vozes dos estudantes na esfera virtual. O aporte teórico-metodológico é ancorado na Análise Dialógica do Discurso, que tem nos estudos de Bakhtin e o Círculo sua principal ancoragem teórica. Foram analisados enunciados publicados em páginas da rede social Facebook, postados por estudantes do curso, selecionados a partir de suas aproximações com os sentidos de Curtir, Comentar e Compartilhar, que são ferramentas de interação na rede pesquisada. A Universidade Federal do Paraná foi a primeira instituição pública a instaurar o referido curso, no primeiro semestre de 2009, visando à formação de um profissional que pudesse atender às demandas tecnológicas e estéticas de espetáculos cênicos e que estivesse apto a realizar projetos culturais. A formação em Produção Cênica é, portanto, compreendida, nesta pesquisa, em uma acepção distinta dos bacharelados e licenciaturas em Artes Cênicas ou Teatro, o que configura uma recente área de formação e atuação profissional. Os resultados da pesquisa são apresentados em três blocos de análise. O primeiro deles, denominado Curtir, contém expectativas e reflexões sobre a formação do produtor cênico; o segundo, Comentar, é dedicado a enunciados que trazem críticas em relação ao curso e à referida formação. O terceiro bloco, Compartilhar, é composto por enunciados que traduzem os anseios do futuros produtores cênicos com relação ao mercado de trabalho e à atividade que pretendem exercer quando egressos. Pela perspectiva bakhtinana, é possível compreender que os sentidos para a formação universitária em Produção Cênica convergem principalmente para as preocupações com uma nova área de conhecimento e de trabalho e que, em meio às angústias e desafios da carreira é urgente que o curso esteja em sintonia com a esfera cultural na qual está inserido. Outro apontamento relevante é a apropriação da rede social Facebook como meio de interação e interlocução, o que coloca a esfera virtual como importante espaço de conhecimento sobre e a partir da linguagem, merecendo um olhar atento por parte da própria universidade. Palavras-chave: Universidade. Produção Cênica. Bakhtin e o Círculo. Facebook. Abstract: This study has as a general objective to point out the regard about the purpose of the Scenic Production Technology undergraduate degree, as ascribed by its students in the Facebook social network. The specific objectives are: to critically analyze the Scenic Production in the cultural sphere and to discuss the technical formation of the Scenic Producer professional in the university sphere by developing dialogues with students voices in the virtual sphere. The theory and methodology are based in Bakhtin and the Circle's Dialogical Discourse Analysis. We analyzed the students' enunciations published in Facebook social network's pages, selected for their approximations with the Like, Comment and Share concepts that are interaction tools in the referred network. The first public institution to install the mentioned course, in the first semester of 2009, was Universidade Federal do Paraná, with the objective to prepare a professional that could fulfill the scenic performances technological and aesthetics demands in order to carry out cultural projects. The Scenic Production degree has therefore a different understanding from Scenic Arts or Theater degrees in this study which represents a new professional practice and formation field. The results are presented in three analysis blocs. The first one, called Like, holds perspectives and reflexions about the scenic producer formation; the second, Comment, is dedicated to enunciations that criticize the course and the formation. The third bloc, Share, is composed by enunciations that translate the future scenic producers' afflictions regarded to the labor market and the activity they wish to practice when they finish the course. With the bakhtinian's perspective it is possible to understand that the ways to the Scenic Production university degree meet mainly in the preoccupations about new knowledge and working fields, and that, amidst anguishes and career challenges, it is urgent that the degree is in tune with its cultural sphere. Another relevant observation is about the appropriation of the Facebook social network as a tool of interaction and dialogue which puts the virtual sphere as an important space about and by the means of the language that worths an sensitive watch of the university. Key words: University. Scenic Production. Bakhtin and the Circle. Facebook.
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