dc.contributor | Corrêa, Mailson Gonçalves | pt_BR |
dc.contributor.advisor | Zeferino, Paulo Vitor dos Santos | pt_BR |
dc.contributor.other | Universidade Federal do Paraná. Setor de Educação Profissional e Tecnológica. Curso de Graduação em Tecnologia em Análise e Desenvolvimento de Sistemas | pt_BR |
dc.creator | Camargo, Josué Oliveira | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2023-09-14T10:49:25Z | |
dc.date.available | 2023-09-14T10:49:25Z | |
dc.date.issued | 2015 | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://hdl.handle.net/1884/38305 | |
dc.description | Orientação: Prof. Paulo Vitor dos Santos Zeferino | pt_BR |
dc.description | Trabalho de conclusão de curso (graduação) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Educação Profissional e Tecnológica, Curso de Tecnologia em Análise e Desenvolvimento de Sistemas | pt_BR |
dc.description | Inclui referências | pt_BR |
dc.description.abstract | Resumo : Ao longo do tempo, a educação sofreu transformações graduais, e desde 1950 a tecnologia digital auxilia o processo de ensino-aprendizagem. As LMS’s são ferramentas didáticas de apoio que vem se tornando cada vez mais usadas hoje em dia. Entretanto, o sistema educacional não acompanhou a revolução tecnológica, e continuou utilizando as mesmas metodologias tradicionais. Um professor leva cerca de vinte por cento da aula para fazer a chamada, o que se considera "tempo perdido" (Shinkawa, 2014). O presente trabalho desenvolve um software para auxiliar o professor nos processos de organização docente, tais como o controle de notas e frequência, entre outras funcionalidades de interesse docente, visando uma otimização no tempo dos profissionais da educação. Essa ferramenta foi desenvolvida utilizando o processo metodológico RUP de desenvolvimento de software, modelado com UML 2 e codificado predominantemente em linguagem C# voltado para web, e utilizando o framework de desenvolvimento gráfico para web Bootstrap, já que a interface do software deve ser desenvolvida de maneira a evitar a rejeição do usuário (De Moura Junior, ). O sistema de diário de classe virtual é uma alternativa para aqueles que desejam inovar nos métodos de organização docente, pois oferece ao usuário um meio robusto de organização profissional | pt_BR |
dc.format.extent | 1 recurso online : PDF. | pt_BR |
dc.format.mimetype | application/pdf application/x-compressed | pt_BR |
dc.language | Português | pt_BR |
dc.subject | Software - Desenvolvimento | pt_BR |
dc.subject | UML (Linguagem de modelagem padrão) | pt_BR |
dc.subject | Software - Educação | pt_BR |
dc.title | Diário de classe e Cia : um sistema de organização das atividades docentes | pt_BR |
dc.type | TCC Graduação Digital | pt_BR |