Show simple item record

dc.contributor.advisorTamanini, Marlene, 1960-pt_BR
dc.contributor.authorLaemmle, Morgana Thayspt_BR
dc.contributor.otherUniversidade Federal do Paraná. Setor de Ciências Humanas. Programa de Pós-Graduação em Sociologiapt_BR
dc.date.accessioned2020-05-22T17:11:32Z
dc.date.available2020-05-22T17:11:32Z
dc.date.issued2015pt_BR
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/1884/38193
dc.descriptionOrientadora: Profª. Drª. Marlene Tamaninipt_BR
dc.descriptionAutor não autorizou a divulgação do arquivo digitalpt_BR
dc.descriptionDissertação (mestrado) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Ciências Humanas, Programa de Pós-Graduação em Sociologia. Defesa: Curitiba, 27/03/2015pt_BR
dc.descriptionInclui referências : fls. 134-140pt_BR
dc.descriptionÁrea de concentração: Sociologiapt_BR
dc.description.abstractResumo: Esta dissertação é fruto da pesquisa realizada entre 2013 e 2014 com mulheres empresárias na cidade de Joinville, visando compreender quais são os conteúdos das relações de gênero vividos por estas mulheres enquanto empreendedoras e quais são os princípios motivadores refletidos na decisão de empreender. Por meio do olhar sociológico e de perspectivas analíticas pertencentes ao campo dos estudos de gênero, coloca-se um olhar focado nas teorias sensíveis aos aspectos da divisão sexual do trabalho, dentro dos estudos de gênero, para pensar a reflexividade das entrevistadas, como são gendrificadas e como se expressam em sua experiência de mulheres empresárias no contexto da cidade de Joinville e do discurso de sua vocação para o trabalho. O campo dos estudos de gênero permite neste estudo a desnaturalização das relações e ampliação do horizonte para considerar o conjunto de relações sociais imbricadas nas decisões e nos investimentos pessoais e profissionais, na experiência e no fazer de mulheres empresárias, no que vincula gênero, trabalho e etnia. A pesquisa visa compreender como se dá a experiência de ser sujeito empresária e reflete sobre as possibilidades do reposicionamento feminino e empoderamento pessoal, financeiro e social. Também discute como há e como não há a produção de rupturas frente às estruturas tradicionais e desiguais na relação entre o trabalho feminino, masculino e doméstico, quando se pensa o empreendimento de negócios criados por mulheres. Palavras-chaves: Feminismos. Empreendedorismo. Empreendedorismo Feminino. Divisão Sexual do Trabalho. Joinville.pt_BR
dc.description.abstractAbstract: This dissertation is the result of the research conducted between 2013 and 2014 with women entrepreneurs in the city of Joinville, seeking to understand what are the contents of the gender relations experienced by these women as entrepreneurs and what are the motivating principles reflected in the decision to undertake. Through the sociological perspective and analytical perspectives belonging to the field of gender studies, we take a gaze focused on theories sensitive to aspects of sexual division of labor within the gender studies, looking to think the reflexivity of the respondents, how they are gendered and how they express themselves in their experience of women entrepreneurs in the context of the city of Joinville and on the speech of their vocation to work. The field of gender studies allows, in this study, the denaturalization of relations and expansion of the horizon to consider the set of social relations overlapping the decisions of both personal and professionals investments, in the experience and making of women entrepreneurs, linking gender, labor and ethnicity. The research aims to understand the experience of being subject businesswoman and reflects on the possibilities of female repositioning and personal, financial and social empowerment. Also discusses how there is and as there is not a production of disruptions in face of the traditional and unequal structures in the relationship between the female, male and domestic work, when thinking business enterprise created by women. Keywords: Feminisms. Enterprise. Female Enterprise. Sexual Division of Labor. Joinville.pt_BR
dc.format.extent144 f.pt_BR
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.languagePortuguêspt_BR
dc.relationDisponível em formato digitalpt_BR
dc.subjectSociologiapt_BR
dc.subjectFeminismopt_BR
dc.subjectEmpreendedorismopt_BR
dc.subjectMulheres nos negócios - Joinville (SC)pt_BR
dc.titleRupturas e continuidades no discurso e prática de mulheres empresárias joinvilensespt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR


Files in this item

Thumbnail

This item appears in the following Collection(s)

Show simple item record