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dc.contributor.advisorGonçalves, Jean Carlospt_BR
dc.contributor.authorAraujo, Reinaldo Kovalski dept_BR
dc.contributor.otherUniversidade Federal do Paraná. Setor de Educação. Programa de Pós-Graduação em Educaçãopt_BR
dc.date.accessioned2015-06-10T18:47:34Z
dc.date.available2015-06-10T18:47:34Z
dc.date.issued2015pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/1884/38159
dc.descriptionOrientador: Prof. Dr. Jean Carlos Gonçalvespt_BR
dc.descriptionDissertação (mestrado) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Educação, Programa de Pós-Graduação em Educação. Defesa: Curitiba, 24/03/2015pt_BR
dc.descriptionInclui referências : fls. 119-126pt_BR
dc.description.abstractResumo: A presente pesquisa busca compreender os efeitos de sentidos sobre corpo e identidades que permeiam os discursos de professoras de teatro, a partir da confecção de protocolos teatrais na perspectiva da verbo-visualidade. A coleta de dados foi realizada com a participação de professoras acadêmicas e egressas do curso de Licenciatura em Teatro na Faculdade de Artes do Paraná, durante um projeto de pesquisa que resultou na encenação teatral REQUEER. Ao final do processo de montagem do espetáculo, que teve duração de um ano, as professoras foram convidadas a elaborar protocolos teatrais verbo-visuais voltados para à síntese da experiência vivida. Para tanto trabalhou-se a confecção dos protocolos para além de uma experiência meramente escrita, a partir da perspectiva da verbo-visualidade. O aporte teórico para análise da materialidade discursiva é a Análise do Discurso de linha francesa, tendo como principais teóricos Michel Pêcheux e Eni Orlandi. Apropriamo-nos nessa pesquisa do corpus dos enunciados verbo-visuais contidos nos protocolos teatrais para discuti-los enquanto acontecimentos enunciativos, articuladores de práticas discursivas que entram na ordem do saber/poder. Para tanto, parto das concepções de Michel Foucault no que tange ao discurso, a fim de discutir efeitos de sentidos que se dispersam nos enunciados. As concepções de corpo e identidade serão articuladas a partir dos estudos de gênero e da teoria queer, tendo como principais autores Judith Butler e Guacira Lopes Louro. Os resultados apontam para a busca das professoras de teatro por um aporte para discussão de corpo e identidades em suas aulas, a procura por um corpo queer no teatro, "livre de significações", e o teatro como possibilidade de discussão de corpo e identidades no espaço escolar. Palavras-chave: Teatro. educação. corpo. identidades. verbo-visualidade.pt_BR
dc.description.abstractAbsract: This research seeks to understand the effects of the senses on the body and identities that permeate the lectures of theater professors, starting with the creation of theater protocol from the verbo-visual prospective. Data collection was carried out with the participation of academic professors and recent theater graduates from the Paraná College of Arts during a research project that resulted in the theatrical staging of REQUEER. At the end of the process of mounting the production, which lasted one year, the teachers were asked to elaborate on verbo-visual theater protocol, focusing on the synthesis of their personal experience. For this they worked on preparing protocols beyond a mere writing experience from a verbo-visual perspective. The heoretical framework for the analysis of the discussion was The Anaylsis of Speech, by the French theorists Michel Pêcheux and Eni Orlandi. The aim of the research of this body of stated verbo-visuals contained in theater protocol is to discuss them during pronounced events and indicators of speech practices which are covered by the order of knowledge/power. Therefore, I present the views of Michel Foucault, in respect to speech, to discuss the effects of meaning that are dispersed in such statements. The concepts of body and identity will be articulated from gender studies and the queer theory, whose main contributors are Judith Butler and Guacira Lopes Louro. The results point to the research of the theater professors for their contributions to the discussion of body and identity in their classrooms, and the search for a queer identity in theater, "free of meaning," and the theater as a possible discussion of body and identity in the school environment. Key Words: Theater. Education. Body. Identities. Verbo-Visual.pt_BR
dc.format.extent139 f. : il. algumas color.pt_BR
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.languagePortuguêspt_BR
dc.relationDisponível em formato digitalpt_BR
dc.subjectEducaçãopt_BR
dc.titleNo palco, professoras de teatro : corpo e identidades em perspectiva verbo-visualpt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR


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