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dc.contributor.authorSchellin, Maria do Carmo Souza Netopt_BR
dc.contributor.otherBranco, Veronica, 1947-pt_BR
dc.contributor.otherUniversidade Federal do Paraná. Setor de Educação. Programa de Pós-Graduação em Educaçãopt_BR
dc.date.accessioned2020-10-07T23:55:26Z
dc.date.available2020-10-07T23:55:26Z
dc.date.issued2015pt_BR
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/1884/38145
dc.descriptionOrientadora: Profª Drª Verônica Brancopt_BR
dc.descriptionDissertação (mestrado) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Educação, Programa de Pós-Graduação em Educação. Defesa: Curitiba, 26/03/2015pt_BR
dc.descriptionInclui referênciaspt_BR
dc.descriptionLinha de pesquisa: Cognição, aprendizagem e desenvolvimento humanopt_BR
dc.description.abstractResumo: Este trabalho analisa a educação em tempo integral desenvolvida na Rede Municipal de Ensino de Curitiba. O objetivo específico da pesquisa é levantar a concepção de Educação Integral e de aprendizagem dos profissionais que atuam nas escolas com esta oferta de ensino, bem como confrontá-la com o encaminhamento metodológico e a prática pedagógica desses profissionais. A base teórica emprega referenciais relativos à Educação Integral e à aprendizagem. Para a aprendizagem, buscaram-se subsídios na concepção piagetiana. A pesquisa de campo foi qualitativa de natureza exploratória. Os instrumentos de pesquisa utilizados com o objetivo de conhecer as concepções e verificar a convergência ou divergência entre o discurso e a prática pedagógica dos professores foram: entrevistas, análise dos planos de aula e observação das aulas. A aplicação dos instrumentos revelou desconhecimento e conflitos na visão de Educação Integral dos profissionais, pois, ao mesmo tempo que a viam como aquela que trabalha o todo do ser humano, consideravam também que ela ocorria somente no tempo ampliado. A concepção de Aprendizagem predominante entre os profissionais pesquisados foi a Empirista, presente no encaminhamento metodológico e na prática pedagógica reforçada pela visão de que uma metodologia diferenciada, com atividades prazerosas e instigadoras da reflexão deveria ser desenvolvida, preferencialmente, no contraturno. Assim, a pesquisa indica a necessidade de cursos de formação inicial e continuada que contemplem a temática Educação Integral, com a retomada da concepção de aprendizagem a partir da reflexão sobre a prática que já ocorre, para favorecer a compreensão de possíveis e necessários caminhos que qualifiquem a aprendizagem numa educação que se pretende Integral. Palavras-chave: Educação Integral. Aprendizagem. Encaminhamento Metodológico. Prática Pedagógica.pt_BR
dc.description.abstractAbstract: This paper analyses the project of Full-time Schooling developed at the Curitiba municipal school system. The specific purpose of the research is to determine the concept of Integral Education and Learning of the professionals who work at schools that offer this kind of program, as well as confronting it with the methodological approach and pedagogical practice of such professionals. The theoretical corpus is based on references to Integral Education and Learning. Concerning Learning, the Piaget concepts were used. The field research was qualitative, and of exploratory nature. The research techniques, with the purpose of exploring the concepts, and of verifying convergence or divergence between theory and practice, were: interviews, lesson plan analysis and class observation. Such techniques revealed lack of knowledge and conflicts in the view held by the professionals in terms of Integral Education, because even though they viewed it as an opportunity to work with human beings as a whole, they believe such model would only be effective in extended time. The dominant conception of Learning among the professionals subjected to this research was Empiricist, which was present both in the methodological approach and in the pedagogical practice, reinforced by the view that a differential methodology, with activities that are both pleasant and challenging in terms of reflection should be implemented primarily in the second turn of classes. Thus, the research indicates the need for training courses regarding Integral Education, aiming at recovering the concept of learning through reflections about the current practice, in order to facilitate the comprehension of possible and necessary paths that can improve learning in a model of schooling that is presumed integral. Key-words: Integral Education. Learning. Methodology Guidelines. Pedagogical Practice.pt_BR
dc.format.extent231 f. : il. algumas color., tabs.pt_BR
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.languagePortuguêspt_BR
dc.relationDisponível em formato digitalpt_BR
dc.subjectEducaçãopt_BR
dc.subjectEducação integral - Metodologiapt_BR
dc.subjectEducação integral - Conhecimentos e aprendizagempt_BR
dc.subjectEscolas - Estudo e ensinopt_BR
dc.subjectPedagogia criticapt_BR
dc.titleA concepção de aprendizagem, o encaminhamento metodológico e a prática pedagógica na escola de tempo integralpt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR


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