Mostrar registro simples

dc.contributor.authorPacheco, Waleska Chagas Sieczkowskipt_BR
dc.contributor.otherHeemann, Adriano, 1973-pt_BR
dc.contributor.otherUniversidade Federal do Paraná. Setor de Artes, Comunicação e Design. Programa de Pós-Graduação em Designpt_BR
dc.date.accessioned2020-04-28T22:26:44Z
dc.date.available2020-04-28T22:26:44Z
dc.date.issued2015pt_BR
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/1884/38142
dc.descriptionOrientador: Prof. Drª. Adriano Heemannpt_BR
dc.descriptionDissertação (mestrado) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Artes, Comunicação e Design, Programa de Pós-Graduação em Design. Defesa: Curitiba, 26/02/2015pt_BR
dc.descriptionInclui referênciaspt_BR
dc.descriptionÁrea de concentração : Sistema de informaçãopt_BR
dc.description.abstractResumo: A presente pesquisa de mestrado propõe-se a estudar as fontes tipográficas utilizadas nos meios digitais, para crianças em fase de alfabetização. O objetivo geral desta pesquisa é desenvolver diretrizes para a escolha e uso de fontes tipográficas em materiais educacionais em meios supracitados voltados às crianças em alfabetização. O estudo deu-se a partir da revisão bibliográfica, verificando os estudos de design na área legibilidade e tipográfica impressa comparando-os com os meios digitais. Assim conseguiu-se delimitar diretrizes referenciais para desenvolvimentos de novos projetos. A validação se deu através de teste de legibilidade aplicado ao público alvo e entrevistas com grupo de especialistas da área de alfabetização. Palavras chave: Tipografia. Legibilidade. Alfabetização. Criança. Meio digital.pt_BR
dc.description.abstractAbstract: This master's degree research studies the typefaces used in digital media, for children in literacy age. The objective of this research is to develop guidelines for the choice and use of typefaces in educational material in digital media aimed at children in literacy. The study took place from bibliographic review, checking the studies of design in readability and printed letterpress areas, comparing them with digital media. Thus it was possible to define reference guidelines for development of new projects. The validation was made through readability tests applied to the target audience and interviews with literacy experts. Tags: Typography. Legibility. Literacy. Child. Digital media.pt_BR
dc.format.extent119f. : il. algumas color., tabs., grafs.pt_BR
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.languagePortuguêspt_BR
dc.relationDisponível em formato digitalpt_BR
dc.subjectDesignpt_BR
dc.subjectAlfabetizaçãopt_BR
dc.subjectCrianças - Escritapt_BR
dc.subjectImpressãopt_BR
dc.subjectLeitura - Estudo e ensinopt_BR
dc.subjectComunicações digitaispt_BR
dc.titleLegibilidade de fontes tipográficas em meios digitais : um estudo com crianças em fase de alfabetizaçãopt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR


Arquivos deste item

Thumbnail

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples