• Login
    View Item 
    •   DSpace Home
    • BIBLIOTECA DIGITAL: Teses & Dissertações
    • 40001016001P0 Programa de Pós-Graduação em Educação
    • Teses
    • View Item
    •   DSpace Home
    • BIBLIOTECA DIGITAL: Teses & Dissertações
    • 40001016001P0 Programa de Pós-Graduação em Educação
    • Teses
    • View Item
    JavaScript is disabled for your browser. Some features of this site may not work without it.

    Ortega y Gasset x Theodor Adorno : perspectivas de filosofia e de educação para a conceituação de Emancipação Política

    Thumbnail
    View/Open
    R - T - ANTONIO CHARLES SANTIAGO ALMEIDA.pdf (1.337Mb)
    Date
    2015
    Author
    Almeida, Antonio Charles Santiago
    Metadata
    Show full item record
    Subject
    Educação
    Filosofia - Politica
    Politica e educação
    Ortega y Gasset, José, 1883-1955
    Adorno, Theodor W., 1903-1969 - Critica e interpretação
    xmlui.dri2xhtml.METS-1.0.item-type
    Tese
    Abstract
    Resumo: A tese se constitui como leitura metodológica dos textos orteguianos para, a partir de um registro temático, sistematizar perspectivas de Filosofia e de política para uma educação emancipatória. Dessa forma, a pesquisa teve duplo propósito, primeiro, fazer uma leitura política dos textos orteguianos para compreensão conceitual de emancipação política. Entretanto, para realização desta primeira etapa, buscou-se a sistematização de conceitos como Educação, Estado e Filosofia à luz de excertos de períodos históricos, bem como de teoria político-filosófica. No segundo momento, de posse de uma sistematização conceitual, sobretudo de Educação, Política e de Filosofia, atinou-se para construção conceitual de emancipação com base nas relações com outros autores da Filosofia, da Sociologia e da Política. Nesse sentido, em um dos capítulos, fez-se uma leitura pontual de aproximação e distanciamento entre Ortega y Gasset e Theodor Adorno a partir do que se compreende como emancipação para formalização do problema proposto, a saber, conceituar emancipação política. Nesse sentido, para execução da tese doutoral, a pesquisa fez incursões em autores das mais variadas matrizes para garantir o asseguramento de um debate que perpassa a Filosofia, a Sociologia, a Política e a Educação, no sentido de formalizar o conceito de emancipação política e sua configuração, também conceitual, de virtude. Palavras-chave: Filosofia. Política. Sociologia. Educação.
     
    Abstract: The thesis constitutes a methodological reading of ortegian texts in order to systematize philosophical and political perspectives for an emancipatory education from a thematic register. The research thus served a double purpose, the first being to make a political reading of ortegian texts to understand the concept of political emancipation. To fulfill this first stage, however, we sought to systematize concepts like Education, State, and Philosophy in light of excerpts of historical periods, as well as of political-philosophical theory. In a second moment, having a conceptual systematization, especially of Education, Politics, and Philosophy, we worked on the conceptual construction of Emancipation, from relationships with other authors in Philosophy, Sociology, and Politics. In this sense, in one of the chapters, a pointwise reading of distance and approximation between Ortega y Gasset and Theodor Adorno, from what is understood as Emancipation; this was made in order to formalize the problem proposed, or conceptualizing Political emancipation. In this sense, for completing the doctoral thesis, the research confronted authors of diverse matrixes so to assure a debate which covers Philosophy, Sociology, Politics, and Education, in the sense of formalizing the concept of political emancipation and its (even conceptual) configuration of Virtue. Keywords: Philosophy. Politics. Sociology. Education.
     
    URI
    http://hdl.handle.net/1884/38093
    Collections
    • Teses [313]

    DSpace software copyright © 2002-2016  DuraSpace
    Contact Us | Send Feedback
    Theme by 
    Atmire NV
     

     

    Browse

    All of DSpaceCommunities & CollectionsBy Issue DateAuthorsTitlesSubjectsxmlui.ArtifactBrowser.Navigation.browse_typeThis CollectionBy Issue DateAuthorsTitlesSubjectsxmlui.ArtifactBrowser.Navigation.browse_type

    My Account

    LoginRegister

    Statistics

    View Usage Statistics

    DSpace software copyright © 2002-2016  DuraSpace
    Contact Us | Send Feedback
    Theme by 
    Atmire NV