dc.description.abstract | Resumo : A educação através da experimentação promove importantes contribuições no ensino e aprendizagem de ciências e biologia. Entretanto, dificuldades de logística e custos são inerentes ao processo. Atentando-se para esta realidade, o desenvolvimento de um recurso paradidático virtual, de baixo custo e facilidade de acesso, que venha auxiliar o docente no planejamento e implementação de aulas de ciências e biologia, pode ser um instrumento valioso de ensino-aprendizagem. O presente trabalho versa sobre a construção de dois diferentes materiais paradidáticos, ambos com ênfase no estudo dos animais vertebrados, e foi desenvolvido em duas etapas. A primeira consistiu na pesquisa, planejamento e construção dos materiais. Desenvolveu-se uma página virtual/blog, com auxílio do programa WIX, explorando imagens e informações sobre os animais em exposição no Zoológico Municipal de Curitiba. Como recurso adicional, com potencial de uso independente ou complementar, elaborou-se um folder educativo, desenvolvido com o emprego do CorelDrawTM, e apresentando as cinco classes de vertebrados e suas principais características. A segunda etapa envolveu a aplicação e avaliação dos materiais produzidos, por diferentes perfis de usuários. Num momento inicial, os materiais foram pré-testados pela aplicação em alunos de ensino médio de uma escola estadual. Em decorrência, os materiais foram aperfeiçoados, a partir das percepções, demandas e sugestões dos próprios estudantes. Posteriormente, procedeuse à avaliação propriamente dita, por acadêmicos do Curso de Licenciatura em Ciências Biológicas da Universidade Federal do Paraná, vinculados ao Pibid, e professores de ensino fundamental de nove diferentes colégios públicos de Curitiba e região metropolitana. As avaliações foram realizadas através de aplicação de questionários semi-estruturados. As avaliações dos pibidianos, na qualidade de futuros professores, e dos professores, em pleno exercício da prática docente, foram, em geral, de aprovação quanto à pertinência e adequação do conteúdo ao nível educacional proposto, em ambos os materiais; à qualidade, apresentação e interatividade da página virtual; às características do folder e perspectivas de utilização do mesmo. De particular relevância foi o grande interesse manifestado pelos professores avaliadores na utilização dos materiais paradidáticos produzidos. Esse resultado aponta para a carência das escolas públicas de materiais didáticos adequados ao contexto sócio-histórico dos alunos e aos desafios atuais da educação, bem como para a necessidade crescente do desenvolvimento e democratização de tais recursos. Portanto, pretende-se, após rigorosa revisão, disponibilizar os materiais paradidáticos desenvolvidos para o uso das escolas pelo site do Núcleo de Ensino Pesquisa e Extensão do Departamento de Biologia Celular da UFPR. | pt_BR |