Mostrar registro simples

dc.contributor.authorTesseroli, Ricardo Germanopt_BR
dc.contributor.otherPanke, Lucianapt_BR
dc.contributor.otherUniversidade Federal do Parana. Setor de Artes, Comunicação e Design. Programa de Pós-Graduação em Comunicaçãopt_BR
dc.date.accessioned2018-03-22T17:53:39Z
dc.date.available2018-03-22T17:53:39Z
dc.date.issued2015pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/1884/37959
dc.descriptionOrientadora: Profª. Drª. Luciana Pankept_BR
dc.descriptionDissertação (mestrado) - Universidade Federal do Parana, Setor de Artes, Comunicação e Design, Programa de Pós-Graduação em Comunicação. Defesa: Curitiba, 18/03/2015pt_BR
dc.descriptionInclui referênciaspt_BR
dc.descriptionÁrea de concentração : Comunicação e sociedadept_BR
dc.description.abstractResumo: As pesquisas de opinião pública compreendem uma das principais ferramentas de apoio em uma campanha eleitoral. Por sua vez, o Horário Gratuito de Propaganda Eleitoral (HGPE) sinaliza o início da contenda e representa um dos principais dispositivos de comunicação eleitoral dos candidatos. Desta forma, o presente estudo pretende demonstrar, por meio de revisão bibliográfica, análise das pesquisas divulgadas pelo Ibope e Datafolha, análise do HGPE e entrevistas em profundidade com coordenadores de campanha, a utilização das pesquisas eleitorais na formulação de estratégias de comunicação para persuasão eleitoral nos programas eleitorais em televisão. O estudo de caso é composto pela campanha para a Prefeitura de Curitiba em 2012, com o objetivo de verificar o índice de a coincidência entre os assuntos que foram apontados pelos eleitores como os principais problemas urbanos de Curitiba e a exposição destas temáticas nos programas do HGPE, no primeiro turno, dos três principais candidatos a prefeito da capital paranaense, Gustavo Fruet (PDT), Luciano Ducci (PSB) e Ratinho Jr (PSC). PALAVRAS CHAVES: Comunicação Política, Marketing Eleitoral, Estratégias de Persuasão, Pesquisas Eleitorais, HGPEpt_BR
dc.description.abstractAbstract: Public opinion researches include a major tool of support in an election campaign. In turn, the Free Political Advertising Time (Horário Político Eleitoral Gratuito - HGPE) signals the start of contention and represents a major political communication device candidates possess. Thus, this study aims to demonstrate, through a literature review, an analysis of researches published by the Ibope and Datafolha institutes, an analysis the Free Political Advertising Time (HGPE) and in-depth interviews with campaign managers about the use of polls in the formulation of communication strategies for political persuasion within the political programs on television. The case study consists of the campaign made for the City Hall of Curitiba, in 2012, in order to verify the content of the coincidence of the issues that were expressed by voters as the main urban problems in Curitiba city and the exposure of these issues during the HGPE programs in the first round, by the three main candidates for mayor of Curitiba, Gustavo Fruet (PDT), Luciano Ducci (PSB) and Ratinho Junior (PSC). KEYWORDS: Political Communication, Political Marketing, Persuasion Strategies, Political Research, HGPEpt_BR
dc.format.extent137f. : il. algumas color., tabs., grafs.pt_BR
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.languagePortuguêspt_BR
dc.relationDisponível em formato digitalpt_BR
dc.subjectDesignpt_BR
dc.subjectComunicação de massa - Aspectos politicospt_BR
dc.subjectPropaganda politicapt_BR
dc.subjectCampanha eleitoral - Curitiba (PR)pt_BR
dc.subjectPesquisa eleitoral - Curitiba (PR)pt_BR
dc.titleProblemas urbanos e temas de campanha : estratégias de comunicação para o HGPE nas eleições majoritárias de Curitiba em 2012pt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR


Arquivos deste item

Thumbnail

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples