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dc.contributor.advisorHorn, Geraldo Balduínopt_BR
dc.contributor.authorReina, Alessandropt_BR
dc.contributor.otherUniversidade Federal do Paraná. Setor de Educação. Curso de Especializaçao em Filosofia da Educaçãopt_BR
dc.date.accessioned2019-11-11T19:22:48Z
dc.date.available2019-11-11T19:22:48Z
dc.date.issued2011pt_BR
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/1884/37829
dc.descriptionOrientador : Geraldo Balduíno Hornpt_BR
dc.descriptionMonografia (especialização) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Educação, Curso de Especialização em Filosofia da Educaçãopt_BR
dc.descriptionInclui referênciaspt_BR
dc.description.abstractResumo: Esta monografia tem como objetivo evidenciar que a conquista da filosofia e a possibilidade do seu ensino-aprendizagem só se manifesta mediante o ato do filosofar. Bornheim e outros filósofos como Jaspers, Husserl, Heidegger e Sartre destacam que a conquista do filosofar sob uma base existencial, coloca-se como um elemento importante para a conquista da filosofia e conseqüente viabilização do seu ensino. É através da exposição dos argumentos destes autores, principalmente de Bornheim, que mostraremos que tal conquista exige do indivíduo uma ruptura com as instâncias dogmáticas, que o impedem de evoluir intelectualmente rumo a um processo emancipatório, de libertação de nossas crenças e limitações. Trata-se de auto-experiência, de esclarecimento, e para que isso aconteça acreditamos ser imprescindível a presença da filosofia e de indivíduos na figura de professores e alunos que imbuídos na tarefa do filosofar viabilizam um discurso crítico e conscientizador.pt_BR
dc.description.abstractAbstract: This monograph aims to show that the conquest of philosophy and the possibility of its teaching and learning are manifested only by act of philosophizing. Bornheim and other philosophers such as Jaspers, Husserl, Heidegger and Sartre insists that the conquest of a philosophy based on existential, stands as an important element for achieving philosophy and consequent viability of their teaching. It is through account of the arguments of these authors, especially Bornheim, which show that such achievement requires an individual with break dogmatic instances that prevent it from evolving towards intellectually a process of emancipation, liberation of our beliefs and limitations. It is self-discovery, enlightenment, and for that to happen we believe it is essential the presence of philosophy and individuals in figure of teachers and students of philosophy embedded in the task enable a critical discourse and enlightening.pt_BR
dc.format.extent49 f.pt_BR
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.subjectEducação - Filosofiapt_BR
dc.subjectEnsino médiopt_BR
dc.titleO ensino da filosofia sobre bases existenciais : a ruptura com o dogmatismo e a conquista do filosofarpt_BR
dc.typeMonografia Especialização Digitalpt_BR


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