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dc.contributor.advisorGarcia, Junior Ruiz, 1977-pt_BR
dc.contributor.otherUniversidade Federal do Paraná. Setor de Ciências Sociais Aplicadas. Curso de Graduação em Ciências Econômicaspt_BR
dc.creatorCastro, André Luis Arantes dept_BR
dc.date.accessioned2023-07-05T17:13:38Z
dc.date.available2023-07-05T17:13:38Z
dc.date.issued2014pt_BR
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/1884/37629
dc.descriptionOrientador: Junior Ruiz Garciapt_BR
dc.descriptionMonografia(Graduação) - Universidade Federal do Paraná,Setor de Ciências Sociais Aplicadas, Curso de Ciências Econômicaspt_BR
dc.description.abstractResumo: O modelo atual dos sistemas de transporte brasileiros baseados no automóvel como principal provedor de mobilidade demonstra indícios de suas limitações e inviabilidade futura. O número de acidentes, os níveis de poluição e os congestionamentos, de maneira direta geram anualmente no Brasil custos econômicos milionários e custos sociais excessivos. O objetivo dessa monografia é fornecer o retrato atual da mobilidade urbana no Brasil, associando diretamente o uso do meio individual motorizado de transporte, como responsável pelos principais entraves nos sistemas de transporte urbano nacionais. O trabalho destaca estudos e iniciativas, nacionais e internacionais, que buscam um tratamento integrado da variável transporte com outras esferas sociais, como meio ambiente e competitividade econômica. Através da conceituação de mobilidade sustentável ressalta o papel da mobilidade como participante ativo pela busca de desenvolvimento sustentável. Por meio de uma revisão de diversos estudos relacionados à qualidade de vida urbana e transporte, é verificado a importância de um planejamento que não seja limitado a ampliação de estrutura viária em favorecimento dos automóveis particulares, sendo primordial mudanças nas diretrizes públicas tomadoras de decisão para obtenção de um sistema de transporte urbano efetivo e sustentávelpt_BR
dc.description.abstractAbstract: The current model of the Brazilian transportation systems based on cars as a leading provider of mobility demonstrates evidence of its limitations and future infeasibility. The number of accidents, pollution levels and congestion, directly generate annually in Brazil millionaires economic costs and excessive social costs. The purpose of this monograph is provide a current picture of urban mobility in Brazil, directly associating the use of individual motorized means of transport, as responsible for the major bottlenecks in the national urban transport systems. The work highlights studies and initiatives, national and international, who seek an integrated treatment of transport variable with other social spheres, such as the environment and economic competitiveness. Through the concept of sustainable mobility emphasizes the role of mobility as an active participant in the search for sustainable development. Through a review of several studies related to quality of life and urban transport is verified the importance of planning which is not limited to expansion of road infrastructure in favor of private cars, with primary changes in public policies decision makers to obtain a system of effective and sustainable urban transportpt_BR
dc.format.extent1 recurso online : PDF.pt_BR
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.languagePortuguêspt_BR
dc.relationDisponível em formato digitalpt_BR
dc.subjectTransporte urbano - Brasilpt_BR
dc.subjectTransporte urbano - Sustentabilidadept_BR
dc.subjectDesenvolvimento sustentávelpt_BR
dc.titleMobilidade urbana : sustentabilidade no transportept_BR
dc.typeTCC Graduação Digitalpt_BR


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