A articulação psicanálise e educação e o aluno-sujeito
Resumo
Resumo: Trata-se de um trabalho de pesquisa bibliográfica que apresenta e discute alguns conceitos pertencentes ao referencial teórico advindo da articulação Psicanálise e Educação, notadamente o de aluno-sujeito, com vistas a auxiliar pedagogos já formados ou em formação a lançar um novo olhar para o aluno que está sob sua orientação pedagógica. Também apresenta críticas à Pedagogia Científica contidas nas obras de Leandro de Lajonquière, Hilton Japiassu e Leny Magalhães Mrech, e apresenta os resultados de algumas dissertações e teses fundamentadas no referencial teórico resultante da articulação Psicanálise e Educação, que buscavam construir um conhecimento sobre a Educação voltada para o aluno-sujeito, realizadas em Programas da Pós Graduação de Setores de Educação em algumas universidades no Brasil. Após as leituras desses documentos acadêmicos concluiu-se que: a) o atual modelo pedagógico pautado no tecnocientificismo não tem garantido resultados satisfatórios para a Educação; b) a inserção do modelo tecnocientificista na Educação tem provocado o fenômeno da desautorização dos professores em seus saberes em relação ao ato educativo; c) há a necessidade urgente de se rever as formações de pedagogos e professores nos cursos de graduação nas instituições de ensino; e, d) a teoria elaborada pela articulação Psicanálise e Educação tem muito a contribuir para a Educação. Em síntese, este estudo mostrou que a teoria formulada pela articulação Psicanálise e Educação pode contribuir para que aos professores seja dada, nos cursos de formação, uma oportunidade de conhecer o conceito de aluno-sujeito, dando-lhes condições de implicar-se em seu ato educativo bem como de assumir a sua responsabilidade na constituição da subjetividade dos seus alunos.
Palavras-chave: Psicanálise e Educação, Pedagogia Científica, Aluno-sujeito. Abstract: This bibliographical study presents and discusses some concepts belonging to the theoretical frame developed by the articulation of psychoanalysis and education, especially the conceit of student-subject, aiming to help educators already graduated or in continuous professional formation to build a new way of looking at the student under their pedagogical orientation. The study brings authors like Leandro de Lajonquière, Hilton Japiassu and Leny Magalhães Mrech, upon whom it presents some criticism towards the Scientific Pedagogy. In addition, it presents the results of a few dissertations and theses sustained theoretically on the knowledge elaborated by the articulation of psychoanalysis and education, and performed in Post Graduate Programs of Educational Sectors in some Brazilian Universities. After reading these academic researches the following conclusions were achieved: a) the Scientific Pedagogy based on the criteria of the techno-scientific approach does not guarantee satisfactory results for Education; b) the insertion of the techno-scientific model in Education has created a phenomenon that leads teachers to non-authorize themselves in their pedagogical knowledge; c) it is urgent to review the model of teaching future teachers in graduate courses of educational institutions; and d) the theory resulting of the articulation of psychoanalysis and education has much to contribute to Education. In synthesis, this study has showed that the theory resulting of the articulation of psychoanalysis and education, can give teachers an opportunity to become acquainted with the concept of student-subject, and moreover give them conditions of implicating themselves in their educational act and of assuming their responsibility in the process of helping to build the subjectivity in their students.
Keywords: Psychoanalysis and Education, Scientific Pedagogy, Student- Subject
Collections
- Teses & Dissertações [9330]