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dc.contributor.authorRibeiro, Vicente Samypt_BR
dc.contributor.otherRamos, Danilopt_BR
dc.contributor.otherUniversidade Federal do Paraná. Setor de Artes, Comunicação e Design. Programa de Pós-Graduação em Músicapt_BR
dc.date.accessioned2015-03-31T18:04:29Z
dc.date.available2015-03-31T18:04:29Z
dc.date.issued2014pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/1884/37394
dc.descriptionOrientador: Prof. Dr. Danilo Ramospt_BR
dc.descriptionDissertação (mestrado) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Artes, Comunicação e Design, Programa de Pós-Graduação em Música. Defesa: Curitiba, 09/10/2014pt_BR
dc.descriptionInclui referênciaspt_BR
dc.description.abstractResumo: Este trabalho consiste em um estudo dos procedimentos modais adotados por compositores populares brasileiros, realizado por meio da análise de canções transcritas a partir de registros fonográficos. O entendimento corrente acerca de modalismo - que consiste no emprego de modos distintos daqueles utilizados no sistema tonal maior-menor - foi o ponto de partida para estabelecer o objetivo central desta pesquisa, que é buscar os possíveis padrões recorrentes e as especificidades da aplicação deste sistema de organização de alturas no âmbito da música popular urbana no Brasil - aqui entendida como a música popular produzida nas cidades, de autoria conhecida e normalmente direcionada ao consumo através dos meios de comunicação. Para tanto, fez-se necessário revisar os conceitos de modos e modalismo, bem como os sistemas teóricos a estes relacionados. Essa revisão, associada a um breve panorama da produção modal pós-tonal - concentrado na música de concerto europeia dos séculos XIX e XX, no jazz modal e na música de concerto brasileira de tendência nacionalista - serviram de base para estabelecer um padrão de análise melódica e harmônica aplicado a canções populares extraídas da discografia de oito compositores brasileiros - Luiz Gonzaga, João do Vale, Dorival Caymmi, Baden Powell, Tom Jobim, Edu Lobo, Caetano Veloso e Gilberto Gil -, selecionados devido à ocorrência significativa de práticas modais em sua obra. A compilação dos dados obtidos permitiu o mapeamento de algumas especificidades do modalismo praticado no âmbito da música popular urbana do Brasil, a partir da intuição que norteou esse trabalho: a de que o diálogo direto e horizontal que se estabelece entre música popular urbana e música de tradição oral, aliado à liberdade criativa e ao descompromisso que caracterizam o ambiente da música popular, resultam em uma abordagem bastante particular do modalismo. A despeito das singularidades observadas na produção modal de cada compositor, há pontos em comum que permitem se pensar em algo que se poderia chamar de "modalismo popular brasileiro". Palavras-chave: modos / modalismo / modalismo pós-tonal / nacionalismo musical / música popular / harmonia modal / análise musicalpt_BR
dc.description.abstractAbstract: This work is a study of modal procedures adopted by popular brazilian composers, through the analysis of songs transcribed from phonograph records. The current understanding of modality - that is the use of different modes of those used in the major-minor tonality - was the starting point for establishing the central objective of this research, which is to seek the possible recurrent patterns and the specificities of the use of this pitch system in the urban popular music of Brazil - here understood as the popular music produced in the cities with known authorship and usually directed to consumption via the media. For both, it was necessary to review the concepts of modes and modality, along with related theoretical systems. This review, coupled with a brief overview of post-tonal modal production - concentrated in european classical music of the nineteenth and twentieth centuries, the modal jazz and brazilian classical music of nationalist trend - were the basis for establishing a pattern of melodic and harmonic analysis applied to popular songs extracted from the discography of eight brazilian composers - Luiz Gonzaga, João do Vale, Dorival Caymmi, Baden Powell, Tom Jobim, Edu Lobo, Caetano Veloso and Gilberto Gil - chosen because of outstanding occurrence of modal practices in their works. The compilation of the data allowed the mapping of some specificities of modality practiced within urban popular music of Brazil, from the intuition that guided this work: that the direct and horizontal dialogue established between urban popular music and folk music, combined with the creative freedom and disengagement that characterize the environment of popular music, resulting in a very particular approach to modality. Despite the singularities observed in modal production of each composer, there are points in common that allow you to think of something that might be called "brazilian popular modality". Keywords: modes / modality / post-tonal modality/ musical nationalism / popular music / modal harmony / musical analysispt_BR
dc.format.extent336f. : partituras, tabs.pt_BR
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.languagePortuguêspt_BR
dc.relationDisponível em formato digitalpt_BR
dc.subjectMúsicapt_BR
dc.titleO modalismo na música popular urbana do Brasilpt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR


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