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dc.contributor.authorZilli, Fabiana Fogaçapt_BR
dc.contributor.otherDalla Costa, Armando Joãopt_BR
dc.contributor.otherUniversidade Federal do Paraná. Setor de Ciências Sociais Aplicadas. Programa de Pós-Graduação em Desenvolvimento Econômicopt_BR
dc.date.accessioned2015-03-30T19:36:51Z
dc.date.available2015-03-30T19:36:51Z
dc.date.issued2014pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/1884/37370
dc.descriptionOrientador : Prof. Dr. Armando João Dalla Costapt_BR
dc.descriptionDissertação (mestrado) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Ciencias Sociais Aplicadas, Programa de Pós-Graduação em Desenvolvimento Ecônomico. Defesa : 30/10/2014pt_BR
dc.descriptionInclui referênciaspt_BR
dc.descriptionÁrea de concentração : Economia internacionalpt_BR
dc.description.abstractResumo: O Banco do Brasil é um dos maiores bancos comerciais do Brasil e está expandindo sua atuação internacionalmente, para se tornar uma das instituições financeiras de origem brasileira de maior atuação global. Por se tratar de uma empresa de economia mista, seu processo de internacionalização passou por algumas fases distintas, algumas vezes em consonância com o processo de internacionalização de outros grandes bancos nacionais, outras vezes de acordo com as programas políticos governamentais. Em todo o seu processo de expansão internacional sempre teve a preocupação com a formação dos funcionários que iriam atuar em outros países, principalmente após a criação da UNIBB. No entanto, conforme o processo de inserção no novo mercado, tanto por meio de instalações de novas agências, como por aquisição de outros bancos, muitas vezes a nova dependência já possui um quadro de funcionários do próprio país, o qual pode possuir diferenças culturais, trabalhistas, econômicas, sociais, etc. Dessa forma, esta dissertação além de analisar a importância da educação corporativa sob a perspectiva dos funcionários da rede de agências do exterior, analisa também, o processo de internacionalização do Banco do Brasil sob a ótica das principais teorias clássicas. Procura relacionar seu panorama histórico de acordo com as suas fases de internacionalização, tanto por razões mercadológicas, para a obtenção de vantagens competitivas ou obtenção de recursos de diferenciação, como agente econômico do governo para o exercício de suas estratégias econômicas. Palavras-chave: Banco do Brasil. Universidade Corporativa. Internacionalização.pt_BR
dc.description.abstractAbstract: The Bank of Brazil is one of the largest commercial banks in Brazil and is expanding its operations internationally, to become one of the financial institutions from Brazil greater global presence. Because it is a company of mixed economy, the internationalization process has gone through some different phases, sometimes in line with the internationalization of other large national banks, other times in accordance with government policy programs. Throughout its international expansion has always been concerned with the training of employees who would work in other countries, especially after the creation of UNIBB. However, as the process of entering a new market, both through installation of new agencies, such as the acquisition of other banks, often the new dependency already has a staff of their own country, which may have cultural differences, labor, economic, social, etc. Thus, this thesis only analyzes the importance of corporate education from the perspective of employees of the overseas branch network also analyzes the internationalization process of the Bank of Brazil from the perspective of the major classical theories. Seeks to relate its historic panorama according to their stage of internationalization, both for marketing reasons, to gain competitive advantage or differentiation obtaining resources as an economic agent of the government for the exercise of their economic strategies. Keywords: Bank of Brazil. Corporate University. Internationalization.pt_BR
dc.format.extent164f. : il. algumas color., grafs., tabs.pt_BR
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.languagePortuguêspt_BR
dc.relationDisponível em formato digitalpt_BR
dc.subjectCrescimento e desenvolvimento economicopt_BR
dc.titleNovos desafios para a universidade corporativa : a UNIBB frente ao processo de internacionalização do Banco do Brasil S.A.pt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR


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