Mostrar registro simples

dc.contributor.advisorDuarte, André de Macedo, 1966-pt_BR
dc.contributor.authorSilva, Valdson Carreiro, 1987-pt_BR
dc.contributor.otherUniversidade Federal do Paraná. Setor de Ciências Humanas. Programa de Pós-Graduação em Filosofiapt_BR
dc.date.accessioned2022-04-11T19:43:19Z
dc.date.available2022-04-11T19:43:19Z
dc.date.issued2014pt_BR
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/1884/37349
dc.descriptionOrientador: Prof. Dr. André de Macedo Duartept_BR
dc.descriptionDissertaçao (mestrado) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Ciências Humanas, Programa de Pós-Graduação em Filosofia. Defesa: Curitiba, 05/12/2014pt_BR
dc.descriptionInclui referênciaspt_BR
dc.descriptionÁrea de concentração: Ética e políticapt_BR
dc.description.abstractResumo: Partindo do notório deslocamento, não só temático mas metodológico e conceitual, ocorrido entre o primeiro volume da história da sexualidade de Michel Foucault, A vontade de saber, e seus dois volumes subsequentes, O uso dos prazeres e O cuidado de si, propõe-se tomar a problemática da confissão enquanto fio condutor capaz de elucidar os principais movimentos teóricos ocorridos durante esse ínterim. No centro desse deslocamento, acreditamos que se encontra o movimento teórico que vai da noção de poder-saber para a de governo pela verdade, o qual, por sua vez, manifesta o alargamento de horizontes que possibilitou a transição do filósofo de seus estudos sobre a sexualidade moderna, passando pelas pesquisas sobre os modos aleturgicos e de veridicção, até a ética dos prazeres na antiguidade. No primeiro capítulo, analisamos o aparecimento da noção de confissão no contexto da proposta de uma história da sexualidade e da analítica do poder, tal como estabelecido nos anos de 1975 e 1976, respectivamente, em Os anormais e em A vontade de saber. No segundo capítulo, a partir sobretudo do curso Segurança, território, população, abordamos a confissão sob o arcabouço do conceito de governo, a partir do qual Foucault se afasta de uma concepção de poder enquanto correlação de forças rumo a uma genealogia do governo dos homens, entendido enquanto condução de condutas. No terceiro capítulo nos ocupamos do curso Du gouvernement des vivants, onde a confissão aparece no centro da grade conceitualmetodológica do "governo pela verdade na forma da subjetividade". Este eixo é fundamental à genealogia dos modos de veridicção, isto é, dos modos aletúrgicos pesquisados por Foucault nos anos 1980, em que o problema do sujeito, da subjetivação e da ética são explicitamente abordados. Palavras-chave: Foucault; confissão ; veridicção; aleturgia; verdade; governo.pt_BR
dc.description.abstractAbstract: The Dissertation takes as its point of departure the discussion of the thematic, methodological as well as the conceptual shift occurred between the publication of volume I of Michel Foucault's History of Sexuality, and its two subsequent volumes. Our hypothesis is that the phenomenon of confession would be an important guideline to understand the theoretical moves that led the author from his previous researches on the power-knowledge relations to his later concerns on truth governing. This is the theoretical context in which Foucault placed his new interrogations concerning sexuality, overcoming his previous ideas concerning modern sexuality in order to understand certain features of sexuality in Ancient times. In the course of this theoretical shift, Foucault became interested in the question of ancient alethurgic modes of veridiction and the Antiquity's pleasure ethics. In chapter one, I discuss Foucault's understanding of confession as it appeared in the broad context of his analysis of power-knowledge relations, both in volume I of his History of Sexuality and in his Lecture course titled The Abnormals, respectively from 1976 and 1975. In chapter two, I discuss confession as it appears in the Lecture course titled Security, Territory, Population, where it is analyzed under the new conceptual framework of governance and governmentality. It is at this moment that Foucault departs from his previous understanding of power in terms of confronting power relations to understand it in terms of governing, understood as the practices that enable one to conduct its own and the others' conducts. In chapter three I discuss some aspects of the Lecture course Du gouvernement des vivants, where confession appears at the center of a new conceptual framework designed by Foucault as "truth governing under the form of subjectivity." This is the fundamental core of Foucault's later genealogy of the veridiction and alethurgic modes which interested him in his 1980's researches. It is at this very moment that Foucault explicitly discusses the problem of the subject and its ethical modes of subjectivation. Key-words: Foucault; confession; modes of veridiction; alethurgy; thruth; governing.pt_BR
dc.format.extent157f.pt_BR
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.languagePortuguêspt_BR
dc.subjectFilosofiapt_BR
dc.subjectFoucault, Michel, 1926-1984pt_BR
dc.subjectFilosofiapt_BR
dc.subjectSexo - Filosofiapt_BR
dc.subjectSexo - Aspectos religiosospt_BR
dc.titleA Confissão como fio condutor : da sujeição à subjetivação no pensamento de Michel Foucaultpt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR


Arquivos deste item

Thumbnail

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples