• Login
    View Item 
    •   DSpace Home
    • BIBLIOTECA DIGITAL: Teses & Dissertações
    • 40001016068P7 Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências e em Matemática
    • Dissertações
    • View Item
    •   DSpace Home
    • BIBLIOTECA DIGITAL: Teses & Dissertações
    • 40001016068P7 Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências e em Matemática
    • Dissertações
    • View Item
    JavaScript is disabled for your browser. Some features of this site may not work without it.

    Da escrita à implementação das DCE/PR de matemática : um retrato feito a cinco vozes e milhares de mãos

    Thumbnail
    View/Open
    R - D - VIVIANE APARECIDA BAGIO.pdf (15.87Mb)
    Date
    2014
    Author
    Bagio, Viviane Aparecida
    Metadata
    Show full item record
    Subject
    Educação e Estado
    Química
    xmlui.dri2xhtml.METS-1.0.item-type
    Dissertação
    Abstract
    Resumo: Este trabalho tem como objetivo resgatar o processo de formação de professores no Estado do Paraná entre os anos 2003 e 2010 com vistas à implantação do conteúdo de Geometrias Não Euclidianas (e outras discussões atreladas), pela ótica dos formadores que estavam vinculados à SEED/PR – Secretaria de Estado da Educação do Paraná. Inicialmente apresentamos algumas discussões para motivar as compreensões acerca do currículo e o que ele representa. Para cumprir nosso objetivo nos valeremos de uma pesquisa documental acerca das Diretrizes Curriculares do Estado do Paraná, bem como um estudo sobre os documentos que antecederam as DCE e suas versões preliminares. Na sequência apresentamos depoimentos que foram produzidos de acordo com os princípios metodológicos da História Oral. Tanto a pesquisa documental como as entrevistas são suporte para uma análise baseada na Hermenêutica de Profundidade. Finalmente, encerramos este trabalho com uma interpretação da lírica de Luís Vaz de Camões e uma possível comparação do currículo com o amor e o que ambos podem implicar no nosso cotidiano e em especial, num documento de Diretrizes. Palavras-chave: Educação Matemática. História Oral. Currículo. Diretrizes Curriculares do Estado do Paraná. Geometrias Não Euclidianas.
     
    Abstract: This paper aims to rescue the process of training teachers in the state of Paraná between 2003 and 2010 with a view of the deployment of Non-Euclidean Geometries content (and other related discussions), through the perspective of trainers who were linked to the SEED/PR - State Department of Education of Paraná. Initially we present some discussions to motivate understandings about the curriculum and what it represents. To accomplish our goal we will use some documentary research on the Paraná State Curriculum Guidelines, as well as a study of the documents preceding the DCE and their drafts. Following that, we present testimonials that were collected according to the methodological principles of Oral History. Both desk research and interviews are support for an analysis based on Hermeneutics of Depth. Finally, we end this paper with a lyrical interpretation of Luís Vaz de Camões and a possible comparison of the ccurriculum with love and what both can imply in our everyday life and especially in the Guidelines document. Keywords: Mathematics Education. Oral History. Curriculum. Paraná State Curriculum Guidelines. Non Euclidean Geometries.
     
    URI
    http://hdl.handle.net/1884/37250
    Collections
    • Dissertações [155]

    DSpace software copyright © 2002-2016  DuraSpace
    Contact Us | Send Feedback
    Theme by 
    Atmire NV
     

     

    Browse

    All of DSpaceCommunities & CollectionsBy Issue DateAuthorsTitlesSubjectsxmlui.ArtifactBrowser.Navigation.browse_typeThis CollectionBy Issue DateAuthorsTitlesSubjectsxmlui.ArtifactBrowser.Navigation.browse_type

    My Account

    LoginRegister

    Statistics

    View Usage Statistics

    DSpace software copyright © 2002-2016  DuraSpace
    Contact Us | Send Feedback
    Theme by 
    Atmire NV