Mostrar registro simples

dc.contributor.authorMaestri, Rita de Cássiapt_BR
dc.contributor.otherBolsanello, Maria Augustapt_BR
dc.contributor.otherMindal, Clara Brenerpt_BR
dc.contributor.otherUniversidade Federal do Paraná. Setor de Educação. Programa de Pós-Graduação em Educaçãopt_BR
dc.date.accessioned2020-10-06T19:09:44Z
dc.date.available2020-10-06T19:09:44Z
dc.date.issued2014pt_BR
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/1884/37240
dc.descriptionOrientadora: Profª Drª Maria Augusta Bolsanellopt_BR
dc.descriptionOrientadora: Profª Drª Clara Brener Mindalpt_BR
dc.descriptionDissertação (mestrado) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Educação, Programa de Pós-Graduação em Educação. Defesa: Curitiba, 31/05/2012pt_BR
dc.descriptionInclui referênciaspt_BR
dc.description.abstractResumo: Esta pesquisa surgiu a partir de minhas experiências acadêmicas e profissionais como psicóloga e professora surda. Utilizei a metodologia de História de Vida, baseada em Josso, onde a narrativa escrita tem o papel de desvelar a singularidade da vida dos sujeitos, a sabedoria de vida. Os objetivos foram: - investigar, por meio da metodologia de História de Vida, a trajetória educacional e profissional da própria pesquisadora e verificar que experiências e desafios influenciaram essa trajetória; - identificar, analisar e compreender as experiências e desafios da vida educacional e profissional de uma pessoa surda; - contribuir para a formação/autoformação da pesquisadora e também para a formação de profissionais surdos e outros profissionais que atuem com sujeitos surdos. Para alcançar estes objetivos foi feita uma narrativa minuciosa a respeito dos fatos mais relevantes, desde a infância até a vida adulta, a perda da audição e as mudanças no rumo da minha vida. Também relato como foram minhas experiências profissionais e acadêmicas. Esse processo narrativo me fez refletir e questionar meu próprio percurso de formação. Assim, as contribuições para minha autoformação foram imensas: o fortalecimento da minha identidade surda, a conscientização profissional, como psicóloga e professora, e o engajamento em um processo de conhecimento e aprendizagem. Neste aspecto, as mediações realizadas por minha família tiveram um papel fundamental na construção do meu desenvolvimento cognitivo e afetivo. Ao longo da pesquisa desconstruí e reconstruí fatos da minha história de vida. Foi necessário ressignificar o papel da Língua de Sinais e da língua oral, a minha condição de ser uma surda bilíngue e, também, construir um novo olhar a respeito da minha subjetividade e alteridade. Quanto à formação de profissionais surdos, minha investigação pode contribuir no sentido de possibilitar a superação do senso comum e evidenciar o papel da aprendizagem no trabalho e a importância do conhecimento que leva à autonomia. Pode, ainda, servir de referência para o envolvimento com os movimentos sociais, as associações de surdos e com a comunidade surda, e na busca pelo conhecimento a respeito das políticas públicas educacionais e da educação bilíngue de surdos; nas mediações realizadas por outros profissionais e professores em todos os níveis de ensino, da educação infantil à pós-graduação. A respeito das contribuições para outros profissionais, a pesquisa aponta para a importância de se conhecer a cultura e a identidade surdas, a Língua de Sinais e de se acreditar no potencial de aprendizagem dos surdos. Palavras-chave: História de vida; Sujeitos Surdos; Psicologia; Mediação.pt_BR
dc.description.abstractAbstract: This research came from my academic and professional experiences as psychologist and deaf teacher. I used the methodology of life history, based in Josso where the written narrative has the role to reveal the uniqueness of life of the subjects, the wisdom of life. The objectives were to: - investigate, through the methodology of life history, the educational and professional path of the researcher and verify that experiences and challenges influenced this trajectory; - identify, analyze and understand the experiences and challenges of educational and professional life of a deaf person; - contribute to the formation / self-training of the researcher and also for the training of deaf professionals and other professionals that work with deaf people. To achieve these goals was made a detailed narrative about the most important events, from childhood to adult life, hearing loss and the changes in my life direction. Also reported my professional and academic experiences. This narrative process made me reflect and question my own training path. Thus, contributions to my self-training were enormous: my deaf identity strengthening, professional awareness, as a psychologist and teacher, and the engagement in a process of knowledge and learning. In this aspect, the mediations conducted by my family played a crucial role in the construction of my cognitive and affective development. During the research I deconstruct and reconstruct the facts of my life story. It was necessary to reframe the sign and oral language role, my bilingual deaf condition and also build a new look about my subjectivity and otherness. Regarding the training of deaf professionals, my research can contribute to possibility the overcoming of common sense and to evidence the role of learning in the workplace and the importance of knowledge that leads to autonomy. In addition, it can also serve as a reference for the involvement with the social movements, the deaf associations and the deaf community, and the knowledge demand about educational policies, and deaf bilingual education; on in mediations conducted by other professionals and teachers in all levels of education, from early childhood education to postgraduate. About contributions to other professionals, research points to the importance of understanding the culture and the deaf identity, sign language and to believe in the learning potential of the deaf. Keywords: Life of history; Deaf persons; Psychology; Mediation.pt_BR
dc.format.extent216 f. : il. algumas color., retrs.pt_BR
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.languagePortuguêspt_BR
dc.relationDisponível em formato digitalpt_BR
dc.subjectEducaçãopt_BR
dc.subjectSurdos - Educaçãopt_BR
dc.subjectAutobiografia - Educadorespt_BR
dc.subjectFormação de professorespt_BR
dc.titleHistória de vida de uma psicóloga e professora surda : mediações desconstruções e construçõespt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR


Arquivos deste item

Thumbnail

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples