Licenciatura
Coleção criada para armazenar os trabalhos de Licenciatura referentes ao curso de graduação em Ciências Biológicas da UFPR.
Recent Submissions
-
Análise de artigos que enfatizam questões relacionadas ao projeto politico-pedagógico na educação básica : um estudo a partir do banco de periódicos da CAPES
(2015)Resumo : Este trabalho tem como objetivo central realizar um mapeamento das características de 12 artigos, presentes no banco de periódicos da Capes em 2014, que apresentam o termo projeto político-pedagógico em seus ... -
Criatividade e a concepção de liberdade na pedagogia Waldorf
(2013)Resumo : Nunca a criatividade foi tão importante para a nossa sociedade, precisamos resolver diversos problemas relacionados às crises sociais, ambientais e econômicas. Porém, a nossa educação vem fragmentando cada vez ... -
Desconstruindo os monstros : sobre os animais ditos "repugnantes" numa perspectiva
(2014)Resumo : As relações entre animais humanos e não humanos são datadas desde os primeiros documentos encontrados e, a cultura de eliminar os que não nos agradam, muito provavelmente vem também deste período. Além disso, a ... -
Problematização sobre o descarte de resíduos sólidos eletrônicos junto aos alunos de ensino fundamental e médio
(2013)Resumo : Com o elevado aumento do consumo de equipamentos eletrônicos na sociedade atual, e em especial pelo público de adolescentes e jovens, vê-se a necessidade de conscientizar os estudantes do ensino fundamental e médio ... -
Guia didático sobre a qualidade da água para professores do ensino fundamental
(2015)Resumo : O objetivo principal da elaboração deste guia didático foi auxiliar professores e alunos do ensino fundamental no processo de aprendizagem e conscientização na educação para a água. O tema escolhido foi inspirado ... -
Utilização de material zoológico emblocado em resina como recurso didático alternativo para o ensino de ciências e biologia
(2015)Resumo : O desenvolvimento de técnicas e materiais didáticos inovadores é crucial para o aprimoramento da prática didática em sala de aula. Quando tais técnicas e materiais são de fácil acesso e baixo custo, viabilizam seu ... -
Madeira : do fogo a urbanização despertando sentidos para a sensibilização ambiental
(2015)Resumo : As sociedades humanas e todos os demais fenômenos (físicos, químicos e biológicos) presentes na natureza são elementos indissociáveis, os quais constituem o meio ambiente. Sendo assim, as representações sociais, ... -
Dinossauros ainda vivem? : observação de aves e evolução - um estudo de caso
(2013)Resumo : A diversidade da avifauna brasileira se destaca em comparação com a diversidade de países do Hemisfério Norte, porém no quesito educação a situação parece se inverter. De forma a unir educação em Ciências, evolução ... -
História em quadrinhos no ensino de Evolução
(2013)Resumo : Tendo em vista que o ensino de Biologia encontra-se fragmentado, defasado quanto a questões didáticas, descontextualizado e com posicionamento neutro em relação a fatores sócio-históricos, tornam-se cada vez mais ... -
As representações sociais de estudantes e professores da Educação Básica sobre o fenômeno vida
(2015)Resumo : Partindo do princípio de que a Biologia é a ciência que estuda a vida, o presente trabalho teve como objetivo principal analisar quais são as Representações Sociais de estudantes e professores da educação básica ... -
A neuroeducação e sua importância na formação continuada de profissionais da Educação Básica
(2013)Resumo : A atualização profissional na área de Educação tem se tornado cada vez mais necessária em decorrência do grande fluxo de novas informações e conhecimentos. Nesse contexto, as atividades de formação continuada têm ... -
Inclusão em resina de poliéster de secções de encéfalos para confecção de material didático em neuroanatomia comparativa
(2015)Resumo : Estudantes precisam estar cientes da importância do conhecimento prático em anatomia, a fim de aprender sobre, apreciar, cuidar e desenvolver um senso crítico quando se tem em mente o estudo de anatomia comparativa. ... -
Jogo didático "O caminho do desenvolvimento" : uma abordagem lúdica para o ensino de biologia
(2014)Resumo : Para abordagem dos conteúdos de Biologia, os Parâmetros Curriculares Nacionais + (PCN+) apresentam diversas propostas úteis ao professor e, dentre elas, estão os jogos didáticos, que se utilizam do lúdico para ... -
Projeto educação ambiental nas escolas : ocupando o tempo livre
(2015)Resumo : A Educação Ambiental é um processo através do qual são construídos valores sociais e atitudes voltadas para a conservação do Meio Ambiente. Frente a isso, o presente estudo tem o objetivo de propor Unidades Didáticas ... -
A ambientalização na gestão de instituições de ensino superior : o caso da Universidade Federal do Paraná
(2015)Resumo : As Instituições de Ensino Superior (IES) nas últimas décadas estão sofrendo pressão crescente para incluir a sustentabilidade ambiental em todas suas esferas de atuação. Como estas instituições são formadoras de ... -
Uma proposta de bons hábitos de sono no contexto escolar : possibilidades e limitações
(2015)Resumo : É essencial para uma vida saudável e produtiva ter uma boa quantidade e qualidade de sono, mas a perda de sono crônica está se tornando cada vez mais comum na sociedade atual. Uma das explicações para o atual ... -
Concepção de prevenção do uso de drogas presente em projetos de escolas públicas em Curitiba
(2015)Resumo : O presente Trabalho de Conclusão de Curso caracteriza-se como uma pesquisa qualitativa, exploratória e de cunho teórico que teve como objetivo verificar a concepção de prevenção do uso de drogas de educadores ... -
Residência pedagógica : uma alternativa possível na formação inicial de professores de ciências e biologia na UFPR?
(2015)Resumo : Fazendo um paralelo com a citação de Newton, é preciso que a educação brasileira veja mais longe, alcance novos horizontes, e em que melhores ombros poderia se apoiar que não dos professores, os gigantes da educação? ... -
Formação inicial em Ciências Biológicas para atuação com alunos em contexto inclusivo
(2015)Resumo : Historiadores e antropólogos nos mostram que a preocupação com a educação inclusiva, no Brasil, ocorre pelo menos desde 1722, porém apenas a partir da década de 1990 a discussão a respeito se intensificou. Segundo ... -
Modelos anatômicos como recurso didático em aulas práticas de ciências e bilologia
(2014)Resumo : O presente trabalho propõe a elaboração e utilização de modelos de partes animais em gesso como recurso didático alternativo à exposição e manuseio de peças anatômicas animais em aulas de ciências e biologia, ...