Mostrar registro simples

dc.contributor.advisorLeão, Igor Zanoni Constant Carneiro, 1952-pt_BR
dc.contributor.otherUniversidade Federal do Paraná. Setor de Ciências Sociais Aplicadas. Curso de Graduação em Ciências Econômicaspt_BR
dc.creatorBilicki, Stéfaniept_BR
dc.date.accessioned2023-07-14T17:16:29Z
dc.date.available2023-07-14T17:16:29Z
dc.date.issued2014pt_BR
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/1884/37123
dc.descriptionOrientador: Igor Zanoni C. Carneiro Leãopt_BR
dc.descriptionMonografia(Graduação) - Universidade Federal do Paraná,Setor de Ciências Sociais Aplicadas, Curso de Ciências Econômicaspt_BR
dc.description.abstractResumo: O presente trabalho discute a garantia de renda mínima como uma forma de diminuir a acentuada desigualdade de renda do cenário brasileiro. Para tanto, é feita a apresentação da renda básica de cidadania que em 2004 virou lei no Brasil, sancionada para ser efetivada gradualmente, iniciando pela população mais carente. Nesta pesquisa, compreende-se que o Estado deve atuar ampliando o acesso da população a serviços públicos universais de qualidade, como saúde e educação, mas que garantir uma renda mínima para a população é um direito básico que, se não atendido, impede que todos tenham acesso aos outros direitos, visto que o mercado de trabalho não consegue absorver toda a população. Para apresentar as características e resultados esperados que o benefício da renda básica de cidadania apresenta, discorre-se sobre algumas formas de renda mínima implementadas ou discutidas no cenário político brasileiro, como: o Imposto de Renda Negativo, o Bolsa Escola, o Bolsa Alimentação, e sobretudo o Programa Bolsa Família (um benefício familiar, condicionado a renda, e que cobra contrapartidas em saúde e educação) que é apontado como um primeiro passo em direção a implementação da lei de renda básica de cidadania. Por fim, é feito um comparativo entre a renda básica de cidadania e as outras formas de garantia de renda mínima apresentadas, objetivando mostrar a superioridade e abrangência daquela, como um benefício universal, incondicional e individual. O trabalho mostra que a renda básica de cidadania depende mais de vontade política do que de orçamento público para ser implementadapt_BR
dc.format.extent1 recurso online : PDF.pt_BR
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.languagePortuguêspt_BR
dc.relationDisponível em formato digitalpt_BR
dc.subjectSalários - Brasilpt_BR
dc.subjectSalário-mínimo - Brasilpt_BR
dc.subjectRenda - Distribuiçãopt_BR
dc.titleRenda básica de cidadania : estamos prontos para o próximo passo?pt_BR
dc.typeTCC Graduação Digitalpt_BR


Arquivos deste item

Thumbnail

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples