Mostrar registro simples

dc.contributor.advisorZannin, Paulo Henrique Trombetta, 1962-pt_BR
dc.contributor.otherUniversidade Federal do Paraná. Setor de Tecnologia. Programa de Pós-Graduação em Engenharia Ambientalpt_BR
dc.creatorAnsay, Samuel Soarespt_BR
dc.date.accessioned2024-04-08T16:26:48Z
dc.date.available2024-04-08T16:26:48Z
dc.date.issued2014pt_BR
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/1884/37086
dc.descriptionOrientador : Prof. Dr. Paulo Henrique Trombetta Zanninpt_BR
dc.descriptionDissertação (mestrado) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Tecnologia, Programa de Pós-Graduação em Engenharia Ambiental. Defesa: Curitiba, 04/12/2014pt_BR
dc.descriptionInclui referênciaspt_BR
dc.description.abstractResumo: A Universidade Tecnológica Federal do Paraná, UTFPR, desde 2001 esta com um processo de implantação de um campus universitário na cidade de Curitiba na região Ecoville, a qual sofre com os problemas de um grande centro urbano, dentre eles a poluição sonora causada pelo ruído urbano. O presente trabalho tem por objetivo estudar o impacto ambiental sonoro gerado pelo tráfego rodoviário dentro do Campus Ecoville da UTFPR. Para tanto fez se uso de medições in situ do nível de pressão sonora no campus e de simulação computacional gerando mapas da distribuição do ruído de tráfego no campus. As seguintes etapas foram realizadas 1. Caracterização do Campus Ecoville; 2. Medição do nível de ruído e contagem do fluxo de veículos pelas vias do entorno do campus; 3. Tabulação dos dados; 4. Mapeamento acústico; 5. Avaliação de cenários; 6. Conclusão e sugestões. Para a análise do impacto do ruído no campus e geração do mapa de ruído foram trabalhados três cenários distintos, o primeiro retratando a atual situação do campus, ainda em fase de implantação, utilizado para validar o modelo computacional por meio de comparação com as medições realizadas e dois modelos futuros, para cinco anos, retratando o campus em seu estágio final, de acordo com o Plano Diretor, sendo que ambos consideram um crescimento no trânsito de 5,6% ao ano e uma redução na velocidade máxima das vias em 50%, e um deles considerou mais a construção de prédios nas quadras vazias ao redor do campus. Os resultados indicaram que, apesar do aumento no fluxo de veículos, nos locais sob ação direta do ruído emitido pelas vias de trânsito foi possível obter uma redução em até 4 dB(A) no nível de ruído devido à redução na velocidade dos veículos e que a construção de edifícios nas quadras do outro lado da via de transito não tiveram influencia no ruído dentro do campus. Quanto ao impacto do ruído, apenas poucos espaços possuem um nível de ruído abaixo do nível indicado de 55 dB(A), sendo que os edifícios que recebem ação direta do ruído das vias de trânsito recebem diretamente em sua fachada um nível de ruído entre 66 e 74 dB(A). O trabalho evidencia a necessidade do controle do ruído em áreas sensíveis ao ruído como uma universidade e traz sugestões para mitigar o efeito da poluição ambiental em grandes centros urbanos.pt_BR
dc.description.abstractAbstract: The Federal Technological University of Paraná, UTFPR, is in the process of implementing a university campus in the city of Curitiba in Ecoville region since 2001, this region faces problems of a large urban center, including noise pollution caused by urban noise. The present work aims to study the environmental impact sound generated by road traffic in the Ecoville's campus UTFPR. In Situ measurements of sound pressure level were made on campus and computer simulations in order to produce maps of the distribution of traffic noise on campus. The following steps 1. Characterization of Ecoville's Campus were conducted; 2. Measurement of noise level and vehicle flow count from the transit lanes surrounding the campus; 3. Tabulation of data; 4. Acoustic Mapping; 5. Evaluation of scenarios; 6. Conclusion and suggestions. To analyze the impact of noise on campus and generation of noise map were worked three different scenarios, the first portraying the current state of the campus, still under implementation, used to validate the computer model by comparing with measurements made and two future models, for five years, portraying the campus in its final stage, according to the Long Term Development Plan, both of which consider an increase in traffic of 5.6% per year and a reduction in the maximum speed of the roads by 50% and most of them considered the construction of buildings in empty blocks around the campus. The results indicated that, despite the increase in the flow of vehicles in places under direct action of noise emitted by transit routes was possible to obtain a reduction of up to 4 dB (A) noise level due to the reduction in vehicle speed and the construction of buildings in blocks across the transit lane had no influence on traffic noise within the campus. About the impact of noise, only a few regions have a noise level below the indicated level of 55 dB (A), and the buildings that receive direct effect of noise from traffic lanes are given directly on its facade a noise level between 66 and 74 dB (A). The work demonstrates the need to control noise in noise sensitive areas as a university and brings suggestions for mitigating the effect of environmental pollution in large urban centers.pt_BR
dc.format.extent136f. : il. algumas color., grafs., tabs., maps.pt_BR
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.languagePortuguêspt_BR
dc.relationDisponível em formato digitalpt_BR
dc.subjectEngenharia Sanitáriapt_BR
dc.subjectPoluição sonorapt_BR
dc.subjectPolitica ambientalpt_BR
dc.subjectPlanejamento urbanopt_BR
dc.titleEstudo da poluição sonora através do mapa de ruído na implantação do novo Campus Universitário na Universidade Tecnológica Federal do Paraná - UTFPRpt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR


Arquivos deste item

Thumbnail

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples