Mostrar registro simples

dc.contributor.advisorCastro, Gilberto de, 1959-pt_BR
dc.contributor.authorWakim, Melissa de Melopt_BR
dc.contributor.otherUniversidade Federal do Paraná. Setor de Educação. Programa de Pós-Graduação em Educaçãopt_BR
dc.date.accessioned2022-09-22T18:34:25Z
dc.date.available2022-09-22T18:34:25Z
dc.date.issued2014pt_BR
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/1884/36996
dc.descriptionOrientador: Prof. Dr. Gilberto de Castropt_BR
dc.descriptionDissertação (mestrado) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Educação, Programa de Pós-Graduação em Educação. Defesa: Curitiba, 30/09/2014pt_BR
dc.descriptionInclui referênciaspt_BR
dc.description.abstractResumo: Esta pesquisa, de natureza qualitativa, está centrada no debate acerca da leitura da imagem desenvolvida na escola como um dos mais importantes processos destinados ao ensino formal de arte. Apresenta discussões para redimensionar a leitura de imagem enquanto processo voltado ao ensino e aprendizagem em Arte, considerando estudos sobre leitura e meios de comunicação, realizados a partir da interface dos campos educacional e comunicacional. Afirma a importância dessa leitura como via de interação com o universo imagético contemporâneo, a fim de sustentá-la como prática da linguagem e destacá-la em seu potencial de experiência entre subjetividades e de produção de sentidos. Tem como fundamentação teórica as contribuições do Círculo de Bakhtin, junto à linha dos Estudos Culturais britânicos, no campo da Literatura e nos recentes estudos no campo da Comunicação, na América Latina. Tem como principais teóricos/autores, além de Mikhail Bakhtin (2003; 1998), Valentín Volochínov (2006), Raymond Williams (1992), Jesús-Martín Barbero (2008); Jesús-Martín Barbero e Gérman Rey (2004) e Guilhermo Orozco Gómez (2005; 2001; 1998). A partir desse conjunto teórico, esse estudo buscou: evidenciar outras perspectivas à leitura de imagem, a partir de estudos sobre a interface escola e televisão, a fim de destacá-la em seu potencial de interação; destacar aspectos dialógicos da leitura de imagem para se considerar a possibilidade de diálogo com a imagem televisiva na escola e apresentar reflexões a respeito da leitura de imagens provindas da televisão, levando-se em conta as percepções dos docentes de Arte. A pesquisa almeja, com essa trajetória, contribuir com um referencial teórico ao campo educacional, compreendendo a leitura da imagem como possibilidades de diálogo entre a escola e a televisão. Esta pesquisa se baseou em perspectivas metodológicas bakhtinianas, recorrendo a princípios dialógicos para trazer, por meio de relatos, ideias externas sobre as práticas de ensinar Arte na rede pública estadual, envolvendo a imagem televisiva, a fim de serem associadas às principais discussões levantadas neste estudo. Essas ideias se apresentaram como complementação a essa pesquisa e contribuíram para a formação de compreensões sobre a experiência com imagens cotidianas e para o levantamento de aspectos que falaram muito sobre como a escola vem se relacionando com a televisão. Palavras-chave: Mikhail Bakhtin. Diálogo. Leitura de Imagem. Imagem Televisiva.pt_BR
dc.description.abstractResumen: Esta investigación, de naturaleza cualitativa, está centrada en la lectura de la imagen desarollada en la escuela como uno de los procesos más importantes para la enseñanza formal del arte. Presenta discusiones para cambiar la dimensión de la imagen mientras que el proceso dirigido a la enseñanza de la lectura y el aprendizaje en el arte, teniendo en cuenta los estudios de la lectura y los medios de comunicación, realizados desde la asociación de los campos educativos y comunicacionales. Afirma la importancia de esa lectura como medio de interacción con el universo imaginario contemporáneo, para sostenerlo como una práctica de la lengua y resaltarlo en su experiencia de potencial entre la subjetividad y la producción de significado. Tiene como fundamentación teórica las contribuciones del círculo de Bakhtin, junto a la línea de los estudios culturales británicos, en el campo de la literatura y en los recientes estudios en el campo de la Comunicación, en Latinoamérica. Tiene como principales teóricos/autores, además de Mikhail Bakhtin (2003, 1998), Valentín Voloshínov (2006), Raymond Williams (1992), Jesús Martín-Barbero (2008); Jesús Martín-Barbero y Germán Rey (2004) y Guillermo Orozco Gómez (2005, 2001, 1998). De este conjunto teórico, ese estudio buscó: evidenciar otras perspectivas a la lectura de imagen, a partir de estudios sobre la interfaz escuela y televisión, con el fin de destacarla en su potencial de interacción; poner de relieve los aspectos dialógicos de la lectura de la imagen para considerar la posibilidad de diálogo con la imagen televisiva en la escuela y presentar reflexiones sobre la lectura de las imágenes venidas de televisión, teniendo en cuenta las percepciones de los profesores de Arte. La pesquisa quiere, con esa trayectoria, contribuir con un referencial teórico al campo de la educación, comprendiendo la lectura de la imagen como posibilidades de diálogo entre la escuela y la televisión. Esta pesquisa se basó en perspectivas metodológicas de Bakhtin, recorriendo a los principios dialógicos para traer, por medio de relatos, ideas externas sobre las prácticas de enseñar el arte en la red pública del estado, envolviendo la imagen televisiva, con el fin de asociarse a las principales discusiones planteadas en este estudio. Esas ideas se presentaron como complemento a esa pesquisa y han contribuido para la formación de entendimientos sobre la experiencia con las imágenes cotidianas y para el levantamiento de los aspectos que hablaron mucho sobre cómo la escuela viene relacionándose con la televisión. Palabras clave: Mikhail Bakhtin. Diálogo. Imagen. Lectura de la imagen. Imagen Televisiva.pt_BR
dc.format.extent135 f.pt_BR
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.languagePortuguêspt_BR
dc.relationDisponível em formato digitalpt_BR
dc.subjectRedação acadêmicapt_BR
dc.subjectEducaçãopt_BR
dc.subjectBakhtin, M. M. (Mikhail Mikhailovich), 1895-1975pt_BR
dc.subjectLeitura - Imagempt_BR
dc.subjectTelevisão na artept_BR
dc.titleLeitura da imagem televisiva : uma investigação sobre possíveis diálogos entre o ensino de arte e a televisãopt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR


Arquivos deste item

Thumbnail

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples