Show simple item record

dc.contributor.authorBarth, Brunna Nhevilla Dutrapt_BR
dc.contributor.otherVianna, Carlos Robertopt_BR
dc.contributor.otherUniversidade Federal do Paraná. Setor de Ciências Exatas. Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências e Matemáticapt_BR
dc.date.accessioned2015-01-21T16:57:58Z
dc.date.available2015-01-21T16:57:58Z
dc.date.issued2014pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/1884/36993
dc.descriptionOrientadora : Prof. Dr. Carlos Roberto Viannapt_BR
dc.descriptionAnexo Cd-rompt_BR
dc.descriptionDissertação (mestrado) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Ciências Exatas, Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências e Matemática. Defesa: Curitiba, 15/05/2014pt_BR
dc.descriptionInclui referênciaspt_BR
dc.description.abstractResumo: Nesta dissertação, trabalho e memória estão presentes nas narrativas de trajetórias de professores marcadas pela busca de uma Educação Matemática no Colégio Militar de Curitiba. O objetivo da investigação foi o de instituir como fontes os textos construídos a partir de entrevistas feitas com professores de matemática do Colégio Militar de Curitiba, cujas narrativas evidenciam a interseção de histórias do trabalho, da carreira profissional e de suas vidas. A metodologia utilizada foi a da História Oral temática, com as entrevistas apresentadas na forma textualizada e validada pelos colaboradores. O resultado deste trabalho evidencia um conjunto de vozes que permitem ao leitor refletir sobre sua própria prática e sobre o ser professor. Palavras-chave: Educação Matemática. História Oral. Colégio Militar de Curitiba.pt_BR
dc.description.abstractResumen: En esta disertación, el trabajo y la memoria están presentes en los relatos de los senderos de lós profesores marcados por la busca de una Educación de Matemáticas en el Colegio Militar de Curitiba. El objetivo de la investigación fue establecer como fuentes los textos construídos a partir de las entrevistas con los profesores de matemáticas del Colegio Militar de Curitiba, cuyas narraciones de relieve la intersección de las historias de trabajo, su carrera y su vida. La metodología utilizada fue la Historia Oral, con entrevistas que se presentan en texto y son validadas por los encuestados. El resultado de este estudio pone de relieve una serie de voces que permiten al lector a reflexionar sobre su propia práctica y sobre ser un maestro. Palabras clave: Educación matemática, Historia Oral, Colegio Militar de Curitiba.pt_BR
dc.format.extent135f.pt_BR
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.languagePortuguêspt_BR
dc.relationDisponível em formato digitalpt_BR
dc.subjectTesespt_BR
dc.subjectMatemática - Estudo e ensinopt_BR
dc.subjectHistoria oralpt_BR
dc.subjectNarrativas pessoaispt_BR
dc.subjectQuímicapt_BR
dc.titleHistórias de professores de matemática do Colégio Militar de Curitibapt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR


Files in this item

Thumbnail

This item appears in the following Collection(s)

Show simple item record