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dc.contributor.authorValentim, Emanuele de Araújopt_BR
dc.contributor.otherSchmidt, Suely Teresinha, 1951-pt_BR
dc.contributor.otherUniversidade Federal do Paraná. Setor de Ciências da Saúde. Programa de Pós-Graduação em Alimentação e Nutriçãopt_BR
dc.date.accessioned2020-06-17T16:53:42Z
dc.date.available2020-06-17T16:53:42Z
dc.date.issued2014pt_BR
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/1884/36896
dc.descriptionOrientadora: Profa. Dra. Suely Teresinha Schmidtpt_BR
dc.descriptionDissertação (mestrado)- Universidade Federal do Paraná, Setor de Ciências da Saúde, Programa de Pós-Graduação em Segurança Alimentar e Nutricional. Defesa: Curitiba, 25/07/2014pt_BR
dc.descriptionInclui referênciaspt_BR
dc.description.abstractResumo: A trajetória do Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE) foi marcada por intensas mudanças na oferta de uma alimentação adequada a todos os estudantes de escolas públicas e entidades filantrópicas, com o propósito de promover a Segurança Alimentar e Nutricional (SAN). Em meio à magnitude do programa, o consumo da alimentação escolar constitui um fator fundamental para a promoção da SAN no ambiente escolar. O objetivo deste trabalho é analisar a prevalência da adesão à alimentação escolar (AE) e os seus fatores associados entre os adolescentes que frequentam escolas da rede pública estadual de Colombo, Paraná. O estudo foi realizado com uma amostra representativa de 1569 adolescentes de 10 a 19 anos, matriculados em seis escolas estaduais do município de Colombo. Os estudantes receberam um formulário socioeconômico contendo questões demográficas que foi encaminhado para os pais ou responsáveis para o preenchimento. Os adolescentes responderam um formulário online estruturado com questões de múltipla escolha sobre a alimentação escolar e o consumo de outros alimentos na escola e foram aferidas as suas medidas antropométricas de peso e estatura. Utilizou-se o Índice de Massa Corpórea para o diagnóstico do estado nutricional segundo os critérios da Organização Mundial da Saúde (OMS), 2007. A prevalência de adesão à alimentação escolar foi de 57,7% (n=906), sendo a frequência semanal de quatro a cinco vezes (adesão efetiva) constatada em 19,8% dos adolescentes. Não houve diferença significativa da adesão à alimentação escolar e as variáveis relativas a escolaridade materna e idade dos estudantes. Enquanto o principal motivo para a não adesão à alimentação escolar foi não gostar da AE (50,2%), o principal motivo dos que consomem a AE é sentir fome na hora do intervalo (37%). Entre os adolescentes que consomem outros alimentos na escola, a preferência é por alimentos não saudáveis. A efetiva adesão à alimentação escolar está associada à renda familiar per capita < 1 salário mínimo (SM), ao consumo menos frequente de outros alimentos na escola, com o fato de considerar adequado o espaço do refeitório e a alimentação escolar saudável. Proporcionar um ambiente adequado para consumo da alimentação escolar e o desenvolvimento de atividades de educação alimentar e nutricional, podem ser estratégias importantes para incentivar as práticas alimentares saudáveis e aumentar a adesão à alimentação escolar. Palavras chave: Alimentação Escolar. Adolescentes. Políticas Públicas.pt_BR
dc.description.abstractAbstract: The path of the National School Feeding Program (PNAE) was marked by the intense changes in supply adequate to all students from public schools and charities to ensure Food Security and Nutrition (SAN). In the magnitude of the program, the consumption of school meals is a key factor for achieving SAN in the school environment. The goal of this project is to analyze and take a look at the prevalence of adherence to the school feeding (AE) and its associated factors among adolescents who attend public schools in Colombo, Paraná. The study was conducted with a representative sample of 1.569 adolescents between the ages of 10 and 19. Who were enrolled in six schools of the state in the city of Colombo. The students were given a socioeconomic questionnaire form containing demographic questions that were sent to the parents or guardians of each student to fill out. They answered an online form containing multiple-choice answers about school meals and the consumption of other foods in school and were gauged their anthropometric measurements of weight and height. We used the body mass index for the diagnosis of nutritional status according to the criteria of the World Health Organization (WHO), 2007. The prevalence of demand to the school feeding had a percentage of 57,8% (n = 906), the weekly frequency of 4-5 times (effective adhesion) observed in 19.8% of all adolescents. There was no significant difference in adherence to school feeding and the variables related to the maternal age and education of the students. While the main reason for students who did not buy food form the school, was not like the AE of (50,2%), the main reason of adhering is that they are hungry by their lunch brake (37,0%). Among adolescents who consume other foods at school, their preference is for the unhealthy foods. The actual consumption of the school feeding is associated with the family income <1 minimum wage (MW), less frequent consumption of other foods at school and with the adolescents' perception regarding the appropriate space of the cafeteria and consider that school food is healthy. Provide a suitable environment for their lunch brake and the development of food and nutrition education activities can be an option to encourage healthy eating habits and increase the demand of the school feeding. Keywords: School Feeding. Adolescents. Public Politicspt_BR
dc.format.extent113f. : il. , grafs., tabs.pt_BR
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.languagePortuguêspt_BR
dc.relationDisponível em formato digitalpt_BR
dc.subjectDissertaçõespt_BR
dc.subjectNutriçãopt_BR
dc.subjectNutriçãopt_BR
dc.subjectSegurança alimentarpt_BR
dc.subjectMerenda escolarpt_BR
dc.subjectEscolas publicaspt_BR
dc.titleO ambiente escolar como promotor da segurança alimentar e nutricional : o papel da alimentação escolarpt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR


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