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dc.contributor.otherKormann, Alessander Christopher Moralespt_BR
dc.contributor.otherUniversidade Federal do Paraná. Setor de Tecnologia. Programa de Pós-Graduação em Engenharia Civilpt_BR
dc.creatorPretto, José Henrique Ferronatopt_BR
dc.date.accessioned2024-02-23T17:40:01Z
dc.date.available2024-02-23T17:40:01Z
dc.date.issued2014pt_BR
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/1884/36894
dc.descriptionOrientador : Prof. Dr. Alessander Christopher Morales Kormannpt_BR
dc.descriptionDissertação (mestrado) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Tecnologia, Programa de Pós-Graduação em Construção Civil. Defesa: Curitiba, 2014pt_BR
dc.descriptionInclui referênciaspt_BR
dc.descriptionArea de concentração : Geotecniapt_BR
dc.description.abstractResumo: No Brasil, o meio utilizado para que produtos e pessoas cheguem de um lugar ao outro acaba, em algum momento passando por malhas viárias, as quais fazem a ligação entre uma cidade e outra, por exemplo. Estas rodovias por sua vez, acabam cruzando regiões de encostas naturais da Serra do Mar, as quais se constituem basicamente por solos residuais e oluvionares. Em consequência dos processos anisotrópicos gerados na construção e utilização destas rodovias, muitas vezes o que se vê como resultado são movimentações de solo e necessidade de interdição das mesmas, além de riscos gerados a vidas humanas. Atualmente, com o avanço da computação e dos equipamentos de monitoramento são possíveis análises que visam melhor entender o comportamento do maciço e dos sistemas estruturais nele posicionado afim de, analisar e discutir questões voltadas à segurança. O presente trabalho analisou uma encosta da Serra do Mar catarinense, localizada entre as cidades de Balneário Camboriú e Itapema. No local foi executado um sistema de contenção com estacas raiz e tela metálica grampeada, visando à estabilização do solo residual e do colúvio existente no pé da encosta, às margens da BR-101. As análises foram realizadas a partir de modelos de tensão x deformação, baseados em elementos finitos. A estratigrafia foi definida com sondagens geofísicas de eletrorresistividade e os parâmetros de resistência e deformabilidade em ensaios de laboratório e revisão bibliográfica. As conclusões contemplam o modelo computacional da seção finalizado, o qual permite identificar o comportamento do sistema de contenção frente aos diversos carregamentos em que o mesmo é submetido, tanto pela elevação do lençol freático, quanto pela variação do formato da contenção. Além disso, comprova a importância de estudos mais abrangentes das seções das encostas, quando verificada a necessidade de estabilização nas mesmas.pt_BR
dc.description.abstractAbstract: In Brazil, the way used for products and people to get from one place to another, at some point through road networks, which make the connection among the cities, for example. And sometimes, these highways need to cross regions of natural slopes da Serra do Mar, that it has constituted basically by residual soil and colluvium. As a result of anisotropic processes generated in the construction and use of highways, many times which can be observed as a result of soil are movements and the necessity to block them, beyond the risks generated against humans. Nowadays, with the computational and monitoring equipment progress are possible analyzes to understand the behavior of mass and buildings positioned on it. In order to analyze and discuss issues related to the safety of users. This study examined the slope of the Serra do Mar of Santa Catarina, it’s located between the cities of Balneário Camboriú and Itapema. In the local was implemented a containment system with root piles and steel wire mesh with nails, aimed at stabilizing the residual soil and colluvium existing at the slope, close to BR - 101. The analyzes were carried out from stress-strain models based on finite elements. The stratigraphy was defined resistivity geophysical surveys and parameters of strength and deformability in laboratory tests and literature review. The conclusions include the computational model of section completed, which identifies the behavior of the containment system against several loads that it is submitted, sometimes by raising the water table, sometimes by variation of the containment design. Moreover, proof the importance for more comprehensive studies of sections of the slopes when checked the necessity to stabilize them.pt_BR
dc.format.extent109 f. + anexos : il. algumas color., grafs., tabs.pt_BR
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.languagePortuguêspt_BR
dc.relationDisponível em formato digitalpt_BR
dc.subjectEngenharia Civilpt_BR
dc.subjectCalculo tensorialpt_BR
dc.subjectTaludes (Mecânica do solo)pt_BR
dc.subjectMecanica de rochaspt_BR
dc.titleAnálise de tensão x deformação de uma encosta natural : estudo de caso : Morro do Boi - Balneário Camboriú/SCpt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR


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