Show simple item record

dc.contributor.authorAzevedo, Murillo Pereirapt_BR
dc.contributor.otherKasper, Katia Maria, 1959-pt_BR
dc.contributor.otherUniversidade Federal do Paraná. Setor de Ciências Exatas. Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências e em Matemáticapt_BR
dc.date.accessioned2021-05-06T17:24:14Z
dc.date.available2021-05-06T17:24:14Z
dc.date.issued2014pt_BR
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/1884/36795
dc.descriptionOrientadora : Profª Drª Kátia Maria Kasperpt_BR
dc.descriptionDissertação (mestrado) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Ciências Exatas, Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências e Matemática. Defesa: Curitiba, 29/08/2014pt_BR
dc.descriptionInclui referênciaspt_BR
dc.description.abstractResumo: Esta dissertação aborda a formação e modos ativos de produzi-la. Formação entendida como um processo amplo de constituição das subjetividades, atravessando e extrapolando os espaços e tempos escolares. Formação como um processo vital de construção de si, no embate com as forças do social. Entendendo a formação desse modo, esta pesquisa se propõe a criar e investigar um processo experimental de formação. Para isso, produz uma situação investigativa, com alunos do ensino médio - de uma escola pública situada na cidade de Curitiba -, convidados a se tornarem atores, roteiristas e diretores, na produção de um vídeo sobre conteúdos programáticos do ensino de Ciências. Inspira-se na noção de experiência de Jorge Larrosa e sua contribuição para se pensar a formação como um processo experimental, como um devir plural e criativo, no qual a criação tem um papel relevante. O vídeo, mais do que um mero recurso didático para motivar alunos, é tratado aqui como disparador de um processo experimental de formação, de pesquisa e criação, abrindo outras possibilidades educativas. Paralelamente ao vídeo, seu making of ganha especial destaque, tornando-se objeto de análise. Todo o processo de aprendizagem e produção é tematizado e analisado, inclusive através do depoimento posterior dos envolvidos, buscando acompanhar como são afetados pelo processo. Palavras-chave: formação, experiência, educação, vídeo, educação em ciências.pt_BR
dc.description.abstractAbstract: This research addresses the formation and active modes of producing it. Training understood as a broad process of constitution of subjectivities, and extrapolating across spaces and school times. Training as a vital process of building itself in the clash with the forces of social. Understanding the formation thereby, this research aims to investigate and create an experimental training process. To do so, produces an investigative situation, with high school students - a public school located in the city of Curitiba - invited to become actors, writers and directors, in producing a video about the syllabus of science teaching. It draws on the notion of experience Jorge Larrosa and its contribution to thinking about training as an experimental process, as a becoming plural and creative, in which the creation has a relevant role. The video, more than just a teaching tool to motivate students, is treated here as a trigger of an experimental process of training, research and creation, opening up new educational possibilities. Alongside the video, its making of special mention wins, becoming the object of analysis. The whole process of learning and production is discussed and analyzed, including by subsequent testimony of those involved, aiming to follow as they are affected by the process. Keywords: training, experience, education, video, science education.pt_BR
dc.format.extent121f. : il., color.pt_BR
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.languagePortuguêspt_BR
dc.relationDisponível em formato digitalpt_BR
dc.subjectDissertaçõespt_BR
dc.subjectTesespt_BR
dc.subjectMatemáticapt_BR
dc.subjectCiências (Secundário)pt_BR
dc.subjectCiência - Metodologiapt_BR
dc.subjectGravações de video - Produção e direçãopt_BR
dc.titleProcessos experimentais de formação : entre educação, ciências e vídeospt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR


Files in this item

Thumbnail

This item appears in the following Collection(s)

Show simple item record