Mostrar registro simples

dc.contributor.authorFurlanetto, Beatriz Helena, 1967-pt_BR
dc.contributor.otherTeixeira, Salete Kozelpt_BR
dc.contributor.otherPersi, Perispt_BR
dc.contributor.otherUniversidade Federal do Paraná. Setor de Ciências da Terra. Programa de Pós-Graduação em Geografiapt_BR
dc.date.accessioned2014-12-02T13:12:03Z
dc.date.available2014-12-02T13:12:03Z
dc.date.issued2014pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/1884/36780
dc.descriptionOrientadora : Profª. Drª. Salete Kozelpt_BR
dc.descriptionCoorientador : Prof. Dr. Peris Persipt_BR
dc.descriptionAnexo DVDpt_BR
dc.descriptionTese (doutorado) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Ciências da Terra, Programa de Pós-Graduação em Geografia. Defesa: Curitiba, 29/10/2014pt_BR
dc.descriptionInclui referênciaspt_BR
dc.description.abstractResumo: Esta pesquisa foi realizada a partir do estudo da paisagem sonora de quatro grupos de boi-de-mamão localizados no litoral paranaense, nos municípios de Antonina, Guaratuba e Paranaguá (Ilha dos Valadares), em busca dos significados que os sujeitos atribuem ao seu espaço. O folguedo do boi é uma das manifestações populares mais difundidas no Brasil que, em geral, narra o mito da morte e ressurreição, através da música, dança e teatro. Com foco no grupo Boi do Norte, de Antonina, constatou-se que a paisagem sonora reafirma os valores compartilhados socialmente, atua na construção de identidades e na consolidação dos laços de pertencimento ao lugar. Para a efetivação desta análise, estabeleceu-se o diálogo da Geografia Cultural com a Música e a Filosofia, levando-se em conta a abordagem fenomenológica. A partir dos pressupostos de Cassirer, estabeleceu-se o entendimento da cultura, considerando a ciência, a linguagem, a arte, a história, o mito e a religião como modalidades de simbolização com as quais o homem constrói sua realidade. Com base nas contribuições de Andreotti, Dardel e Persi, concebeu-se a paisagem como uma totalidade que responde à inserção do homem no mundo, uma relação marcada por uma tonalidade afetiva, acessível através dos sentidos e dos sentimentos. Assim, considerando a paisagem sonora como o ambiente sonoro da humanidade, foi possível realizar uma escuta geográfica com e sobre as emoções, contemplando as subjetividades dos sujeitos. O homem cria sua própria paisagem, imprimindo nela os traços da sua presença e das suas atividades práticas e espirituais. Neste sentido, as paisagens são múltiplas e complexas, carregadas de emoções e simbolismos, como a própria natureza humana, possibilitando diversas interpretações. Alegrias, dores, lutas, amor, esperança, críticas, desavenças, solidariedade, beleza, comicidade, riqueza, sonhos e tradições revelaram-se faces visíveis e ocultas que compõe as tonalidades afetivas da paisagem emocional do Boi do Norte. Palavras-chave: geografia emocional; paisagem cultural; paisagem sonora; cultura paranaense; boi-de-mamão.pt_BR
dc.description.abstractAbstract: This research is a survey of the soundscape created by four groups of boi-de-mamão festival party, in the municipalities of Antonina, Guaratuba and Paranaguá (Island of Valadares) on the coast of Paraná, Brazil, in searching for the meanings that the party subjects assign to their space. The boi-de-mamão party is one of the most important folkloric parties in Brazil and, in general, recounts the myth of death and resurrection, with music, dance and theatre. Focusing mainly on the Boi do Norte group of Antonina, it was found that the soundscape reaffirms socially shared values, operates in the construction of identities and in the consolidation of the sense of belonging to the place. For this analysis, a dialogue was established between Cultural Geography, Music and Philosophy, taking into account a phenomenological approach. Cassirer’s understanding of culture, which considers science, language, art, history, myth and religion as modalities of symbolization with which man builds his reality, was fundamental. From Andreotti’s, Dardel’s and Persi’s ideas, the landscape was seen as a totality that answers to the insertion of man in the world, a relationship marked by an affective tonality, accessible through the senses and feelings. In this sense, by considering the soundscape as the acoustic environment of mankind, it was possible to impart a geographic listening with and about the emotions, by contemplating people subjectivities. Man creates his own landscape by means of his practical and spiritual activities. Thus, landscapes are multiple and complex, loaded with emotion and symbolism, as human nature itself is, providing for various interpretations. Happiness, pain, struggles, love, hope, criticism, disagreements, solidarity, comicality, beauty, wealth, dreams and traditions are the visible or hidden faces that constitute the affective tones of the Boi do Norte emotional landscape. Keywords: emotional geography; cultural landscape; soundscape; Paraná’s culture; boi-de-mamão.pt_BR
dc.format.extent212f. : il. algumas color., maps.pt_BR
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.languagePortuguêspt_BR
dc.relationDisponível em formato digitalpt_BR
dc.subjectTesespt_BR
dc.subjectGeografiapt_BR
dc.titlePaisagem sonora do Boi-de-Mamão no litoral paranaense : a face oculta do risopt_BR
dc.typeTesept_BR


Arquivos deste item

Thumbnail

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples