Mostrar registro simples

dc.contributor.authorPaz, Ezequiel Martinspt_BR
dc.contributor.otherCosta, Paulo Roberto Neves, 1960-pt_BR
dc.contributor.otherUniversidade Federal do Paraná. Setor de Ciências Humanas. Programa de Pós-Graduação em Ciência Políticapt_BR
dc.date.accessioned2019-12-20T12:54:19Z
dc.date.available2019-12-20T12:54:19Z
dc.date.issued2014pt_BR
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/1884/36539
dc.descriptionOrientador: Prof. Dr. Paulo Roberto Neves Costapt_BR
dc.descriptionDissertação (mestrado) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Ciências Humanas, Programa de Pós-Graduação em Ciência Política. Defesa: Curitiba, 30/06/2014pt_BR
dc.descriptionInclui referênciaspt_BR
dc.description.abstractResumo: Neste trabalho procurou-se compreender como um grupo de empresários brasileiros percebe a corrupção no Brasil atual. A corrupção é um tema que afeta profundamente a credibilidade da incipiente democracia brasileira. Os empresários foram seleciona-dos como unidades de estudo por serem considerados importantes atores sociais e políticos, e portadores de informações privilegiadas sobre a corrupção em quase todas as esferas da sociedade brasileira. A coleta de dados ocorreu através de entrevistas em profundidade realizadas pessoalmente pelo autor com diretores e presidentes de empresas brasileiras. O resultado da pesquisa permitiu observar que a percepção da corrupção por parte dos empresários brasileiros não se fundamenta unicamente em fatores econômicos. Para eles a corrupção é um fenômeno complexo que abrange também o desvio de valores morais. Um dos achados mais importantes deste trabalho foi a existência de uma opinião dualista dos empresários diante corrupção, ou seja, moralmente os empresários repudiam a corrupção em todas as suas formas, mas pragmaticamente, a corrupção é tacitamente aceita no intuito de superar as barreiras impostas pela burocracia brasileira.pt_BR
dc.description.abstractAbstract: This work aimed to understand how a group of Brazilian CEOs and Entrepreneurs perceive corruption in Brazil nowadays. Corruption is an issue that affect profoundly the credibility of the incipient Brazilian democracy. The CEOs and Entrepreneurs have been selected as unity of analysis because they are supposed to be important political and social actors that hold special information about corruption in almost all spheres of the Brazilian society. The data collection occurred through deep interviews, con-ducted personally by the author, with Brazilian CEOs and Entrepreneurs. The research data allowed to observe that the perception of the CEOs and Entrepreneurs were based not solely on economic factors. For the Brazilian CEOs and Entrepreneurs, cor-ruption is a complex phenomenon that comprehend also deviation from moral values. One of the most important findings of this work was the dualistic opinion of the CEOs and Entrepreneurs about corruption. Morally corruption is repudiated in any form, but pragmatically, corruption is tacitly accepted with the objective to overcome the barriers imposed by the Brazilian bureaucracy.pt_BR
dc.format.extent104f. : il., tabs.pt_BR
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.languagePortuguêspt_BR
dc.relationDisponível em formato digitalpt_BR
dc.subjectDissertaçõespt_BR
dc.subjectCiência políticapt_BR
dc.titleA corrupção no Brasil atual conforme a percepção de empresários brasileirospt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR


Arquivos deste item

Thumbnail

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples